Sofia Tenreiro: “Portugal tem condições para ser pioneiro na reindustrialização da Europa”

A CEO da Siemens Portugal sublinhou o papel da tecnologia assente no factor humano como fundamental para a reindustrialização da Europa.

Filipe Gil
Novembro 4, 2025
11:19

“Muitos pensam nas imagens da revolução industrial com chaminés a deitar fumo, grandes linhas de montagem, mas a reindustrialização não é isso, não é fazer mais é sim fazer melhor”, explicou Sofia Tenreiro na sua apresentação durante a XXIX Conferência Executive Digest que se realiza esta terça-feira na Culturgest, em Lisboa.

A responsável apontou a digitalização e os movimentos migratórios para as cidades como algumas das tendências para que a Europa acelere o processo de reindustrialização tendo em conta as várias pressões que o espaço europeu está a viver, como a dependência das cadeias de abastecimento e uma situação geopolítica complexa.

Sofia Tenreiro sublinhou que a tecnologia pode ser “um super poder da Europa” versus outras regiões do planeta. “Temos todas as condições para tal, nomeadamente com as universidades que existem na Europa e a tecnologia que está a ser desenvolvida”.

A responsável indicou o importante papel da Inteligência Artificial na reindustrialização, contudo, advertiu para o facto que apesar de ser muito falada, “a IA ainda não estão a ser massificada no seu uso”.

Na sua apresentação, Sofia Tenreiro avançou com o tema do metaverso industrial, no qual a empresa que lidera tem apostado. “O metaverso industrial está a vingar e tem sido utilizado para simular  soluções no mundo virtual, para que posteriormente sejam colocadas em prática no mundo real, acelerando a implementação de soluções inovadoras”.

A responsável indicou ainda a importância da cibersegurança “queremos que a industria seja segura, a par da interoperabilidade e a segurança são fundamentais”. E explicou a importância do factor humano para o sucesso da reindustrialização com a capacitação de recursos humanos. “Na Siemens temos laboratórios onde se alia a tecnologia de ponta com ganhos humanos. onde se trabalham problemas concretos”.

Portugal pioneiro

No final da sua apresentação sublinhou que Portugal tem todas as condições para estar na frente da corrida para a reindustrialização na Europa. “Temos geografia priviligiada, temos universidades reconhecidas, e temos alianças estratégicas com a maior parte do mundo. Contudo, temos de arriscar mais e ir experimentar como a tecnologia pode impactar nas nossas empresas, e como fazer o upskill das nossas empresas, para garantir que Portugal seja pioneiro na reindustralização”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.