Se há uma semana os preços dos combustíveis seguiram direções opostas, a partir desta segunda-feira conte com um ‘realinhamento’ da tendência. Neste caso, um alívio na hora de atestar o depósito. Segundo fonte do setor contactada pela ‘Executive Digest’, “a orientação será para uma descida até 3 cêntimos por litro no preço do gasóleo e de até 1,5 cêntimos no caso da gasolina 95”.
Os postos de marca própria – que normalmente funcionam junto aos hipermercados – seguem a tendência de queda e reportam “uma descida de 0,0276 euros no gasóleo e de 0,0134 euros na gasolina 95”, adiantou outra fonte.
Se no caso da gasolina 95 é um regresso às descidas no preço – depois de duas semanas consecutivas de aumento -, o gasóleo prepara-se para a quinta semana consecutiva de alívio dos preços. Se se analisar o percurso desde o início do ano, verifica-se que a gasolina 95 desceu ligeiramente – de 1,722 para 1,704 euros/litro; já o gasóleo desceu de 1,609 para 1,588 euros/litro. Ou seja, encher um depósito de 60 litros de gasolina 95 custa menos 1,08 euros do que no início do ano: já se tiver um carro a gasóleo, irá gastar menos 1,26 euros. Veja em baixo a evolução desde o início do ano e a mais recente dos preços:


No mais recente boletim da Comissão Europeia, Portugal está em sétimo lugar entre os países com a gasolina simples 95 mais cara, 8,1 cêntimos acima da média europeia e 21,8 cêntimos acima do preço verificado em Espanha. Quanto ao gasóleo simples, o nosso país está na 8ª posição do preço mais caro, a 15,6 cêntimos do preço no país vizinho.
A Dinamarca apresenta os preços da gasolina 95 e gasóleo mais caros do Velho Continente, com 1,980 e 1,762 euros/litro, respetivamente.
Apesar da descida prevista para hoje, saiba que pode poupar uns euros extra se souber onde estão os postos mais baratos do país. Consulte a lista:
















