O Toyota RAV4 foi o carro mais vendido do mundo em 2022, com mais de um milhão de unidades entregues, o que representa uma queda de 10% face ao ano anterior, segundo os dados da consultoria Jato Dynamics.
O SUV japonês é seguido por outro modelo da Toyota, o Corolla, com 992 mil unidades entregues em todo o mundo. E ainda há mais. Até cinco modelos da marca japonesa terminaram o ano no top 10 dos carros mais vendidos do mundo. O sucesso de vendas da Toyota deve-se principalmente aos bons resultados na China, hoje o seu maior mercado, à frente dos Estados Unidos e do Japão.
Veja a galeria para saber os carros que mereceram a preferência dos condutores em 2022.
1. Toyota RAV4: o carro mais vendido do mundo – 1.016.000 (-10%)
O SUV japonês lançou-se no segmento em 1994 e, três décadas depois, é o carro mais vendido do mundo pelo segundo ano consecutivo. O Toyota RAV4 é muito popular, principalmente na América do Norte, mercado que representa 43% das suas vendas.
2. Toyota Corolla – 992 mil (-10%)
O modelo da marca japonesa é o automóvel mais vendido da história, com mais de 50 milhões de unidades entregues desde o seu lançamento em 1966. Já são 12 gerações e a sua reputação mantém-se intacta.
3. Tesla Modelo Y – 747 mil (91%)
O crossover elétrico da Tesla fez história ao entrar no ‘top 3’ dos carros mais vendidos do mundo em tempo recorde. Chegou ao mercado em 2020, e em 2021 não chegou nem perto do ‘top 10’. Na Europa já é líder absoluto de vendas e pode tornar-se o novo rei do mercado mundial este ano.
4. Honda CR-V – 733 mil (-18%)
A marca japonesa atualizou o seu best-seller. A sexta geração do CR-V é agora maior (para dar lugar ao novo Honda ZR-V na gama) e, pela primeira vez na Europa, estará disponível uma versão híbrida plug-in com 82 quilómetros de autonomia elétrica. Será fabricado na China, onde é muito popular.
5. Toyota Camry – 673 mil (-1%)
Praticamente desconhecido na Europa, o modelo da marca japonesa é um dos carros mais vendidos nos Estados Unidos e na China.
6. Toyota Hilux – 632 mil (16%)
A pick-up japonesa é um dos modelos mais conhecidos no seu segmento e é muito bem recebida nos mercados asiáticos (exceto China), África, Austrália e alguns países da América do Sul como a Argentina, onde é fabricado para todo o continente.
7. Nissan Sentra – 566 mil (-18%)
A Nissan fabrica este modelo desde 1982 mas não é comercializado na Europa. 80% das vendas mundiais (mais de 450 mil unidades) estão concentradas na China e outros 15% são vendidos nos Estados Unidos e Canadá.
8. Toyota Corolla Cross – 530 mil (221%)
A versão SUV do Toyota Corolla começou a ser produzida em 2020 e subiu para o ‘top 10’ mundial em tempo recorde. Na China já é um dos carros mais vendidos do mercado e nos Estados Unidos começou a ser vendido no ano passado. Ainda não chegou à Europa, embora se espere que chegue este ano.
9. Ford F-150 – 525 mil (-5%)
Durante muito tempo, foi o carro mais vendido do mundo, mas foi superado há uns anos pelo Toyota Corolla. Nos Estados Unidos não tem rival e é a ‘pick-up’ mais vendida da história. 97% das vendas estão concentradas no mercado norte-americano.
10. Tesla Model 3 – 482 mil (-3%)
O modelo elétrico ainda é um dos carros mais vendidos do mundo mas caiu da 9ª para a 10ª posição. Quase metade das vendas estão concentradas nos Estados Unidos e Canadá, mas também é muito popular na China e na Europa.














