Saber responder na era digital

Assistimos a uma aceleração da mudança, fortemente potenciada pelos efeitos combinatórios da evolução tecnológica.

Por Pedro Santos, director de E-commerce do Continente

Vários tipos de evolução tecnológica têm vindo, ou espera-se que venham, a transformar diversas indústrias – os avanços em big data, em inteligência artificial, em automação e robótica, ou a personalização. São vá- rios instrumentos, mas muito concretos, que nos permitem construir propostas de valor dirigi- das aos consumidores de hoje e amanhã, acrescentado à dinâmica escolha+custo+conveniência o controlo e a experiência.

A adopção crescente de instrumentos digitais em geral, e do Continente Online em particular, resultam num volume de dados e conhecimento do consumidor muito significativo. Este volume de dados, aliado a soluções de inteligência artificial, e capacidade de processamento instantâneo, permite uma proposta de valor com a App Smart Continente – personalização de produto e promoções, reconhecimento de voz, integração com os assistentes virtuais Google Home ou Amazon Alexa. Trata-se de uma proposta de valor de destacada conveniência para os clientes do Continente Online, e o feedback que temos vindo a receber dá-nos uma enorme confiança de que estamos a construir o futuro em conjunto.

Hoje, assistimos a uma aceleração da mudança, fortemente potenciada pelos efeitos combinatórios da evolução tecnológica. De facto, novas utilizações são desenvolvidas diariamente, e estas capacidades conjuntas destacam-se claramente da sua utilização isolada, e apresentam um efeito multiplicador.

Várias tecnologias afectarão decisivamente o futuro do retalho, e de forma cada vez mais acelerada. Não obstante, o foco será, como sempre foi, a satisfação dos clientes. O Continente Online continua a trabalhar nesse futuro, com muito entusiasmo.

Este artigo foi publicado na edição de Fevereiro de 2019 da Executive Digest.

Comentários
Loading...