No próximo fim de semana, Portugal prepara-se para a mudança da hora: a rotina está de regresso após as férias de verão, e os primeiros sinais da chegada do outono já estão visíveis: temperaturas mais baixas, chuva com maior frequência, mas também os dias a ficarem mais curtos.
Ao longo do ano, o nosso país passa por duas mudanças de fuso horário: o horário de inverno e o horário de verão. Em março passado, demos as boas-vindas a este último, que permanecerá connosco até este outubro. Nesse dia, os relógios serão atrasados para dar as boas-vindas ao horário de inverno. Curiosamente, esse dia terá duração de 25 horas.
A verdade é que nem todos os países do mundo seguem o exemplo português. Isso significa que mantêm o seu fuso horário normal pelo resto do ano. Então, quais os países em questão?
Islândia. Apesar de estar muma latitude onde a luz solar varia drasticamente entre o verão e o inverno, o país não ajusta os seus relógios e mantém o mesmo fuso horário o ano todo.
Rússia. Embora não faça parte da União Europeia, a Rússia é um exemplo relevante. Desde 2011, o país abandonou o horário de verão e adotou permanentemente o horário de inverno.
Turquia. Não é membro da União Europeia, mas optou por não alterar o seu fuso horário desde 2016 e mantém o horário de verão o ano todo, com o objetivo de aproveitar ao máximo as horas de luz do dia no inverno.
A Bielorrússia segue o exemplo da Rússia e não muda seu horário há vários anos.
Fora da Europa, o Japão e grande parte da China não alteram o fuso horário. Nem a Nova Zelândia e a Austrália. Na América Central e do Sul, apenas alguns países o fazem, como Chile, Paraguai e algumas partes do Brasil. Em África, o único país que altera o fuso horário é o Egito.

















