“Ratos a abandonar o navio”: líderes iranianos estão a retirar dezenas de milhões de dólares do país

Protestos em curso no Irão começaram em resposta à queda vertiginosa da economia do país, com a desvalorização do rial a níveis recordes

Francisco Laranjeira
Janeiro 15, 2026
12:49

Os líderes iranianos estão a retirar dezenas de milhões de dólares do país, começando a “abandonar o barco” devido aos protestos violentos que têm assolado o Irão, denunciou o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, citado pela ‘Newsmax’.

“Agora estamos a ver os ratos a abandonar o navio, porque podemos ver milhões, dezenas de milhões de dólares a serem transferidos para fora do país, contrabandeados para fora do país pela liderança iraniana”, garantiu Bessent. “Eles estão a abandonar o navio, e estamos a ver o dinheiro entrar em bancos e instituições financeiras em todo o mundo.”

Os protestos em curso no Irão começaram em resposta à queda vertiginosa da economia do país, com a desvalorização do rial a níveis recordes. Na entrevista, Bessent atribuiu a espiral descendente da economia iraniana às medidas económicas implementadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, após a sua eleição.

“Estamos a aproximar-nos rapidamente da fase final do plano do presidente Trump, que colocou em prática quase imediatamente após assumir o cargo. Temos aplicado uma campanha de pressão máxima sobre as exportações de petróleo do Irão para cortar as fontes de financiamento do regime. E o que vimos no último mês foi um colapso financeiro total do regime”, garantiu Bessent.

Após o início dos protestos, manifestações eclodiram por todo o país. O regime respondeu com repressão violenta. A agência de notícias de oposição iraniana ‘Iran International’ estimou que mais de 12.000 pessoas foram mortas ao longo de dois dias na semana passada, porém o número real é desconhecido.

A organização iraniana de direitos humanos HRANA, sediada nos EUA, confirmou até o momento 2.615 mortes, um número que aumenta a cada dia. Segundo o grupo, 153 dessas pessoas eram membros das forças de segurança do regime ou apoiantes do Governo.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.