A partir desta quinta-feira, conte com uma melhoria generalizada do estado do tempo, depois de a chuva ter surgido em vários pontos de Portugal continental nos últimos dias. Assim, sobretudo a sul do Mondego, conte com um cenário seco e ensolarado. Já as temperaturas poderão descer ligeiramente no litoral Norte, mas no Interior e Sul continuarão elevadas, frequentemente acima dos 30 graus Celsius.
Segundo as previsões do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera -, para esta quinta-feira espere “céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de mais nebulosidade nas regiões Norte e Centro até ao início da tarde”, além de “períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho até ao início da tarde”. Mais: “vento fraco a moderado (até 30 km/h) de norte/noroeste, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas e, durante a tarde, na faixa costeira ocidental a sul do Cabo da Roca, com rajadas até 60 km/h”, assim como a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal nas regiões Norte e Centro”. Por último, uma “pequena descida de temperatura, exceto da máxima na região Norte”.
Mais pormenorizadamente: na Grande Lisboa, de acordo com o IPMA, o céu estará “geralmente pouco nublado”, com “vento fraco a moderado (até 30 km/h) de norte, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira durante a tarde” – ainda uma “pequena descida de temperatura”.
Já na região do Grande Porto, espere “períodos de céu muito nublado”, além de “vento fraco, tornando-se fraco a moderado (até 25 km/h) de norte na faixa costeira a partir do final da tarde”.
Para os próximos dias – em particular, sexta-feira e sábado – Portugal continental, segundo o site ‘Tempo.pt’, será influenciado por massas de ar mais quentes e secas, resultando em tempo estável, seco e muito quente. O sol deverá dominar em praticamente todo o país, com exceção de algumas neblinas matinais no litoral que se dissiparão rapidamente.
As temperaturas máximas poderão disparar para valores entre 32 e 35 graus no Interior Centro e Sul, especialmente no Alentejo e no vale do Tejo. O Algarve registará máximas em torno dos 28 graus, enquanto o litoral Norte se manterá mais ameno, entre 22 e 27 graus. Estas temperaturas, ainda que num período curto, pode recordar que o verão não terminou e que a atmosfera continua propensa a temperaturas mais elevadas, mesmo em pleno setembro.














