No ano em que se celebram os 75 anos da Fórmula 1, o Estoril Classics regressa ao Autódromo do Estoril esta sexta-feira, para três dias onde poderá ‘conviver’ com 38 carros de Fórmula 1 de 8 décadas e mais de 250 carros clássicos.
Entre os 38 carros de Fórmula 1, estarão o Benetton B191 pilotado por Michael Schumacher, que iniciou a sua carreira com a Benetton, em 1991, e Nelson Piquet, que terminou a sua carreira na categoria máxima com este carro; os Jordan EJ15 (2005) e Spyker M16 (2006), que marcaram a carreira de Tiago Monteiro, o único português a subir ao pódio num Grande Prémio de Fórmula 1; o Lotus 16 de 1958, conduzido por Graham Hill, o McLaren M19C de Jody Scheckter, e muitos outros monolugares que representam capítulos decisivos da modalidade e que transportam para o presente a memória de gerações de pilotos que marcaram a história do desporto automóvel.
O público pode ainda assistir a três verdadeiras lendas da engenharia em pista: o Lotus 78 (1977), pioneiro no efeito de solo e imortalizado na decoração preta e dourada da John Player Special; o Williams FW07B (1980), que deu à equipa britânica os seus primeiros títulos de Pilotos e Construtores; e o McLaren MP4 (1982), o primeiro Fórmula 1 com chassis em fibra de carbono, com o qual Niki Lauda regressou à competição e venceu.
“A escolha do Autódromo do Estoril para palco desta celebração não poderia ser mais simbólica: foi neste traçado que se viveram momentos decisivos da Fórmula 1, desde a conquista do título mundial por Niki Lauda em 1984, à primeira vitória de Ayrton Senna em 1985, passando pelo recorde histórico de Alain Prost em 1987, e pela consagração final do piloto francês em 1993, numa corrida vencida por Michael Schumacher.” afirma Duarte Nobre Guedes, mentor do Estoril Classics.
Além desta concentração inédita de Fórmula 1, o Estoril Classics conta também com mais de 250 carros clássicos e inclui provas icónicas como o Classic GP, a Classic Touring Challenge, a Classic Endurance Racing, a Heritage Touring Cup, a Sixties’ Endurance, a 2.0 Litre Cup, o Gentlemen Challenge e o Iberian Historic Endurance, envolvendo centenas de equipas e máquinas lendárias.
Duas das máquinas mais emblemáticas são o Ferrari 312 PB e os dois Porsche 917. O carro Maranello foi o último protótipo a defender as cores oficiais da marca italiana no ‘Mundial de Sport’, antes do seu regresso em 2023 com o 499P, que já se traduziu em três vitórias em Le Mans.
O impressionante carro alemão, foi o primeiro a vencer na clássica de endurance francesa para a marca de Zuffenhausen, tendo ainda ficado imortalizado no venerado filme ‘Le Mans’, protagonizado pelo ‘Mr. Cool’, Steve McQueen.
A entrada para a bancada é gratuita e os bilhetes para o paddock – que permitem acompanhar de perto a preparação das equipas e viver o ambiente único dos bastidores – estão disponíveis em diferentes modalidades: 20€ (hoje) e 35€ (sábado ou domingo), o passe geral para os três dias já se encontra esgotado. As crianças até aos 15 anos terão entrada gratuita no paddock, desde que acompanhadas por um adulto.
O Estoril Classics 2025 é organizado pela Race Ready, em parceria com a Peter Auto e com o apoio do Turismo de Cascais.



















