Já se perguntou quais os indivíduos ou organizações que possuem mais terras? Segundo dados do Land Report 100, assim como de outras fonte, o site ‘Lovemoney’ estabeleceu um ranking que pode surpreendê-lo.
1º Rei Carlos III – Reino Unido – 2,7 mil milhões de hectares
De longe a maior proprietária de terras não governamental do mundo, a rainha Isabel II foi a chefe da Comunidade Britânica de 1953 até 2022: tecnicamente, é proprietária legal de cerca de 2,7 mil milhões de hectares de terra, conforme estimado pelo ‘The New Statesman’, ou seja, um sexto da superfície terrestre do planeta.
Com a morte da monarca, agora pertence ao rei Carlos III, que detém partes nobres de Londres, grandes extensões de terras agrícolas na Grã-Bretanha rural e cerca de metade da costa do Reino Unido. A Coroa possui também 90% das terras no Canadá, onde o rei Carlos III é agora chefe de Estado. No entanto, não é considerada sua propriedade privada.
2º Igreja Católica – 71,6 milhões de hectares
Estima-se que a Igreja Católica detenha 71,6 milhões de hectares no seu volumoso portfólio imobiliário, uma área maior do que França, o que a torna o segundo maior latifundiário não governamental do mundo.
3º Povo de Nunavut, Canadá – 35,3 milhões de hectares
O povo Inuit em Nunavut, no norte do Canadá, tem o título de propriedade de mais de 35,3 milhões de hectares, que foi entregue pelo Governo do Canadá no Acrodo de Reivindicação de Terras de Nunavut, em 1993, e passou a formar o território de Nunavut, fundado em 1999.
4º Inuvialuit, Canadá – 9,1 milhões de hectares
Graças à Lei da Liquidação de Reivindicações do Ártico Ocidental (Inuvialuit), assinada em 1984, o povo Inuvialuit, que vive na área ártica ocidental do Canadá, detém o título de 910 mil quilómetros quadrados de terra, o equivalente a 9,1 milhões de hectares.
O logotipo da região é um gerifalte, que é o maior falcão do mundo. Foi escolhido no momento em que a ave estava prestes a ser retirada da lista de espécies ameaçadas de extinção, servindo como um símbolo da resiliência dos Inuvialuit, principalmente quando se trata da polémica questão da propriedade da terra.
5º Acionistas da Zhongding Dairy Farming & Severny Bur, China – 9,1 milhões de hectares
A maior quinta do mundo é a Mudanjiang City Mega Farm, com 9,1 milhões de hectares, na China, que é propriedade conjunta da chinesa Zhongding Dairy Farming e da russa Severny Bur.
A quinta leiteira, que tem aproximadamente o tamanho de Portugal, abastece o mercado russo e abriga 100 mil vacas. Coletivamente, a sua massa bovina pode produzir 176 milhões de litros de leite por ano.
6º Família Oldfield e Costello, Austrália – 7,2 milhões de hectares
No final de 2018, os agricultores australianos Viv Oldfield e Donny Costello uniram-se para comprar Clifton Hills, uma quinta de gado de 1,65 milhões de hectares no sul da Austrália, que é amplamente considerada uma das maiores quintas do mundo.
No início deste ano, a sua joint venture ‘Crown Point Pastoral’ aumentou as suas participações em mais 3,26 milhões de hectares, elevando a sua área total para 7,2 milhões de hectares. As famílias são agora os maiores proprietários privados de terras na Austrália.
7º Joe Lewis e acionistas, Austrália – 6,4 milhões de hectares
Datada de 1824, a Australian Agricultural Company é uma das empresas mais antigas do país. Hoje, o magnata britânico Joe Lewis é o principal acionista. A empresa possui e opera enormes 6,4 milhões de hectares em Queensland e no Território do Norte.
8º Família MacLachlan, Austrália – 6,2 milhões de hectares
Outra empresa agrícola australiana, a ‘Jumbuck Pastoral Company’, foi fundada em Adelaide pelo patriarca H. P. MacLachlan em 1888.
A empresa, que é totalmente operada pelos descendentes do fundador, possuía 5,7 milhões de hectares de terra em 2016, de acordo com o ‘The Weekly Times’. Desde então, expandiu as suas participações em 2021, que compreende 1,25 milhões de hectares e foi arrematada por cerca de 74 milhões de dólares.
9º North Australian Pastoral Company, Austrália – 6 milhões de hectares
Fundada em 1877, a North Australian Pastoral Company, de propriedade privada, é uma das maiores empresas de gado da Austrália.
A empresa administra mais de seis milhões de hectares em Queensland e no Território do Norte, o que inclui a quinta ‘Alexandria’, de 1,6 milhões de hectares, que posseu cerca de 80 mil cabeças de gado.
10º Gina Rinehart, Austrália – 5,4 milhões de hectares
Sem surpresa, a pessoa mais rica da Austrália está entre os maiores proprietários privados de terras do país. Em 2016, a magnata Gina Rinehart, que tem um património líquido de 31,2 mil milhões de dólares, juntou-se à Shanghai CRED Pastoral, da China, para comprar a maior parte da S. Kidman & Co., o que acrescentou ao seu já vasto portfólio imobiliário.
Já foi proprietária de 9,2 milhões de hectares, sendo que em janeiro de 2022 vendeu 3,787 milhões de hectares.














