Um estudo realizado por uma equipa de cientistas de dados de Singapura prevê que a pandemia possa terminar o seu ciclo de vida, a 100%, até Dezembro deste ano em todo o Mundo. As previsões são feitas com base nos dados disponibilizados pelos diferentes países.
Quanto a Portugal, este mesmo estudo da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura prevê que o surto chegue ao fim no dia 18 de Julho, segundo o portal onde os dados são partilhados. Já as previsões para o fim da pandemia nos Estados Unidos da América apontam para 13 de Setembro, Espanha para 2 de Agosto e Itália para 10 de Outubro.
«As previsões foram puramente motivadas pela curiosidade pessoal sobre quando a COVID-19 terminará em Singapura, onde vivemos e noutros países», explicou Luo, director do Laboratório de Inovação Orientado a Dados e responsável pelo trabalho da pesquisa, citado pelo “CM”.
«A estimativa das datas de término tem sido subconsciente para a maioria das pessoas, pois é necessária mentalmente e é uma parte essencial do planeamento durante a pandemia da COVID-19, mas também é naturalmente difícil de ser bem feita devido à incerteza do futuro», disse ainda Luo.
O boletim epidemiológico divulgado esta manhã pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de mais 294 casos confirmados em Portugal, fazendo com que o total (que junta casos activos e casos recuperados) suba para 35.600. Destes, 21.742 correspondem a pessoas recuperadas e 13.858 casos activos.














