Putin reúne-se com enviado especial dos EUA para discutir acordo de paz na Ucrânia

A informação foi confirmada pelo porta-voz do Kremlin, após ter sido avançada pela agência France-Presse.

Executive Digest
Dezembro 2, 2025
7:30

Vladimir Putin vai encontrar-se esta terça-feira, em Moscovo, com o enviado especial dos Estados Unidos para as negociações da guerra na Ucrânia. A informação foi confirmada pelo porta-voz do Kremlin, após ter sido avançada pela agência France-Presse.

A viagem de Steve Witkoff ocorre apenas 24 horas depois de delegações dos Estados Unidos e da Ucrânia se terem reunido na Florida. O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, classificou essas conversações como “produtivas”, embora tenha alertado que “ainda há trabalho a ser feito” antes de se alcançar um entendimento definitivo.

Também o Presidente norte-americano comentou o estado das negociações, afirmando no domingo que existem “boas hipóteses” de chegar a um acordo que ponha fim ao conflito, na sequência dos avanços registados nos contactos entre representantes norte-americanos e ucranianos.

O plano de paz divulgado recentemente por Donald Trump tem sido interpretado por várias diplomacias europeias como demasiado favorável a Moscovo. A proposta inicial apresentada por Washington, em meados de novembro, incluía várias exigências russas e chegou a ser bem recebida pelo Kremlin.

Contudo, negociações posteriores entre norte-americanos, ucranianos e europeus, realizadas em Genebra, levaram à revisão do documento. A versão inicial, composta por 28 pontos, provocou fortes preocupações em Kiev, ao prever medidas como a cedência de territórios, a redução significativa das Forças Armadas ucranianas e a renúncia à adesão à NATO.

A ofensiva militar russa lançada em 24 de fevereiro de 2022 continua a marcar profundamente o continente europeu e permanece como a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial. As iniciativas diplomáticas agora em curso procuram encontrar uma solução que permita pôr fim ao conflito, com as atenções centradas no encontro entre Putin e Witkoff em Moscovo.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.