PSP anuncia detenção de grupo responsável por aterrorizar Lisboa nas últimas semanas

Entre os dias 17 e 24 de janeiro foi identificado um pico anormal de roubos violentos em várias zonas da cidade, com um total aproximado de 20 assaltos

Francisco Laranjeira
Janeiro 28, 2026
10:17

A PSP deteve, no passado dia 24, quatro jovens suspeitos de integrarem uma célula criminosa responsável pela mais recente vaga de roubos violentos registada na cidade de Lisboa. A operação foi conduzida pelo Comando Metropolitano de Lisboa, através da Divisão de Investigação Criminal.

Entre os dias 17 e 24 de janeiro foi identificado um pico anormal de roubos violentos em várias zonas da cidade, com um total aproximado de 20 assaltos. Os crimes ocorreram maioritariamente após o pôr do sol, em momentos de menor visibilidade na via pública, e envolveram o recurso a armas brancas e a uma arma de fogo, que viria a ser confirmada como uma réplica.

De acordo com a PSP, o grupo atuava de forma organizada, selecionando as vítimas e abordando-as sempre em superioridade numérica. Os assaltantes visavam sobretudo telemóveis, mas também outros equipamentos eletrónicos e bens de valor que as vítimas transportavam consigo.

No âmbito de uma operação especificamente direcionada para este fenómeno criminal, a polícia conseguiu deter os quatro suspeitos em flagrante delito, depois de estes terem cometido cinco roubos com recurso a arma de fogo na mesma noite. Os detidos têm idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos e já possuíam antecedentes criminais por crimes da mesma natureza e por delinquência juvenil. Todos os bens subtraídos nesses cinco roubos foram recuperados.

Os suspeitos foram presentes ao DIAP de Lisboa para primeiro interrogatório judicial, tendo o tribunal decretado a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.

A PSP considera que esta detenção permitiu neutralizar o principal grupo responsável pelo clima de alarme social, que atuava de forma indiscriminada sobre vítimas vulneráveis, acreditando que a intervenção contribuiu para restabelecer a tranquilidade numa zona específica da cidade de Lisboa. A polícia garante que se manterá atenta e vigilante para prevenir a repetição deste tipo de fenómenos criminais.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.