O Governo vai apresentar esta sexta-feira reajustamentos ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que serão a “última oportunidade” de fazer ajustamentos ao programa, indicou o ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
“Apresentaremos a proposta de – não chamo reprogramação – reajustamento, reapreciação do PRR, que vai ser a nossa última oportunidade de fazermos ajustamentos no PRR”, anunciou Castro Almeida no parlamento, no âmbito de uma audição esta quinta-feira sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026)
Segundo o ministro, vão cair os investimentos “impossíveis de executar no prazo” e foram alteradas metas “para diminuir a ambição”.
“Estamos a ajustar dotações e valores de investimento em função da capacidade de execução da nossa administração. As reformas ficam todas como estavam. Nos investimentos há algumas alterações”, esclareceu Castro Almeida.
O ministro reiterou ainda que o PRR não está atrasado, e que foram antecipadas 10 metas do nono pedido de pagamento para o oitavo.
Castro Almeida destacou que esta semana “é particularmente importante para os fundos europeus”, uma vez que na segunda-feira foi apresentada uma proposta de reprogramação do PT 2030.














