Procure na carteira por uma ‘Ceifadora’: versão francesa desta moeda de 50 cêntimos está a valer milhares de euros

De acordo com a ‘Euronews’, estas moedas circularam amplamente, mas estão agora a ser substituídas no âmbito da modernização do design monetário francês, o que está a aumentar o interesse dos colecionadores. O novo modelo eliminará a figura da camponesa, abrindo espaço a desenhos mais contemporâneos

Executive Digest
Outubro 26, 2025
12:00

As moedas de 10, 20 e 50 cêntimos cunhadas em França com a imagem da Ceifadora estão a valorizar-se no mercado numismático, com alguns exemplares a atingir preços superiores a 11.200 euros. Estas moedas, feitas de uma liga conhecida como “ouro nórdico”, foram produzidas pela Casa da Moeda francesa e distinguem-se das versões espanholas.

De acordo com a ‘Euronews’, estas moedas circularam amplamente, mas estão agora a ser substituídas no âmbito da modernização do design monetário francês, o que está a aumentar o interesse dos colecionadores. O novo modelo eliminará a figura da camponesa, abrindo espaço a desenhos mais contemporâneos.

Para confirmar se se trata de uma destas moedas valiosas, é necessário verificar a presença de uma mulher de vestido longo a espalhar sementes num campo — o símbolo clássico da Ceifadora, criado por Oscar Roty no final do século XIX.

O design foi inspirado numa medalha concebida por Roty em 1887 para o Ministério da Agricultura francês e adaptado mais tarde para as moedas de 50 cêntimos e 2 francos, em 1897 e 1898. Na época, o jornal ‘La Liberté’ descreveu a figura como “a mulher que semeia as ideias que um dia poderão florescer”.

Quando o euro entrou em circulação, França escolheu três desenhos principais: a Árvore da Vida (para as moedas de 1 e 2 euros), a Semeadora — ou Ceifadora — (para as de 10, 20 e 50 cêntimos) e a efígie de Marianne (para as moedas de 1, 2 e 5 cêntimos). A Ceifadora manteve-se como uma das mais emblemáticas imagens do país no contexto europeu.

A moeda de 50 cêntimos que hoje desperta o interesse dos colecionadores tem o valor “50 EURO CENT” gravado no verso, acompanhado do mapa da Europa e da assinatura do gravador Luc Luycx. Pesa 7,80 gramas, tem 24,25 milímetros de diâmetro e 2,38 milímetros de espessura.

Nos sites ‘PicClick’ e ‘Wallapop’, alguns exemplares estão a ser vendidos por valores entre 1.500 e 11.200 euros. As ofertas mais elevadas referem-se a moedas em excelente estado de conservação — um dos fatores determinantes no mercado de colecionismo.

A crescente procura tem levado a uma valorização rápida destas moedas, que combinam história, raridade e o prestígio de um design artístico reconhecido há mais de um século.

Não obstante o seu valor extraordinário, recomenda-se sempre que faça uma consulta junto de especialistas de numismática, que podem fazer uma avaliação apurada da sua coleção.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.