Primeiro-ministro da Albânia revela que ministra da IA ​​está “grávida de 83 filhos”

Diella, que significa “sol” em albanês, recebeu uma grande promoção no mês passado, quando foi nomeada ministra, com a responsabilidade de supervisionar contratos governamentais com empresas privadas

Francisco Laranjeira
Outubro 28, 2025
14:14

O primeiro-ministro albanês revelou que a ministra da IA ​​está aparentemente “grávida de 83 filhos”. Diella é a primeira ministra do mundo gerada por inteligência artificial e está prestes a tornar-se mãe.

O anúncio foi feito pelo líder do Governo, Edi Rama, revelada na conferência Berlin Global Dialogue, onde detalhou como as “crianças” serão assistentes de IA que serão designados a deputados do partido no Governo. “Cada um servirá como assistente, que participará das sessões parlamentares, manterá um registo de tudo o que acontece. Essas crianças terão o conhecimento das suas mães.” Esses bots ajudarão os funcionários nas suas tarefas diárias pelos próximos meses.

“Por exemplo, se for tomar um café e se esquecer de voltar para o trabalho, essa criança dirá o que foi dito quando não estava no corredor e dirá quem deve contra-atacar”, apontou o primeiro-ministro da Albânia.

Então, quem é Diella? O robô de IA aparentemente “nasceu” em janeiro, após ser lançado no portal do Governo. Esta assistente é usado para ajudar a responder perguntas de indivíduos e empresas que obtêm documentos estaduais.

Diella, que significa “sol” em albanês, recebeu uma grande destaque no mês passado, quando foi nomeada ministra, com a responsabilidade de supervisionar contratos governamentais com empresas privadas.

Isso foi recebido com controvérsia, já que o Artigo 100 da constituição da Albânia afirma que todo ministro deve ser uma pessoa física.

Apesar da controvérsia, o esforço em direção à integração da IA ​​no Governo albanês não parece diminuir tão cedo.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.