Os portugueses vão gastar mais em presentes de Natal este ano do que em 2020. O valor médio estimado é de 398 euros, o que representa um aumento de 6,5% face ao período homólogo do ano anterior onde se cifrou nos 374 euros.
Estes são os dados divulgados pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) de acordo com um estudo sobre os hábitos dos portugueses face às compras de Natal que revela, ainda, que a maioria (29%) continua a preferir comprar exclusivamente online. Desde 2019 registou-se um aumento de 24% no volume de compras online.
“Após as alterações que a pandemia impôs ao comportamento do consumidor no Natal de 2020, quisemos perceber se os comportamentos se mantiveram em 2021 ou se verificamos um regresso à normalidade”, afirma Mafalda Ferreira, docente do IPAM e coordenadora deste estudo. “Os resultados mostram-nos, realmente, um clima mais otimista face ao consumo, sendo o valor médio a gastar em compras de Natal este ano o segundo mais elevado desde o início deste estudo em 2009”, acrescenta a responsável.
Situação financeira das famílias
O estudo concluiu ainda que 29% dos inquiridos não recebe o subsídio de Natal nesta altura, “o que poderá ter um impacto negativo no comportamento face ao consumo nesta quadra”. Dos que recebem subsídio de Natal, 6,1% prevê gastar a totalidade do subsídio em presentes, enquanto 14,3% pretende poupar este valor.
Questionados sobre a diferença com o ano de 2020, 20% dos inquiridos refere gastar um valor superior, 70% refere um valor idêntico, e 10% um valor inferior.
Os portugueses preferem os centros comerciais para fazer as suas compras (19%) ao comércio de rua (12%), mas destaca-se ainda mais o comércio online (29%).














