Portuguesa Powerdot reforça rede em França com investimento de 100 milhões de euros

Objetivo da empresa passa por instalar mais de 4.000 novos pontos de carregamento rápido até 2027, em locais de paragem habitual como supermercados, centros comerciais ou retail parks

Executive Digest
Maio 19, 2025
11:10

A Powerdot, operador português líder em carregamento rápido em espaços comerciais na Europa, anunciou hoje, na edição de 2025 do “Choose France”, um novo investimento de 100 milhões de euros para reforçar a sua rede em França. Mais de metade do montante será aplicado em parcerias com insígnias como Carrefour, Coopérative U e Mousquetaires.

O objetivo da empresa passa por instalar mais de 4.000 novos pontos de carregamento rápido até 2027, em locais de paragem habitual como supermercados, centros comerciais ou retail parks. Estes juntam-se aos mais de 6.000 já em operação em mais de 1.000 estações, consolidando a posição da Powerdot como líder neste segmento em França.

Este novo investimento dará um contributo signficativo para que o Governo francês atinja a marca definida dos 400.000 pontos de carregamento até 2030, reforçando uma rede acessível, fiável e escalável para a mobilidade elétrica.

“Este investimento reforça o nosso compromisso com a mobilidade elétrica e com as metas verdes definidas por França. Apostamos numa rede acessível, fiável e inovadora, com soluções como o autocharge e carregadores com coberturas fotovoltaicas”, sublinha Luís Santiago Pinto, CEO da Powerdot.

Depois de ter sido selecionada pela primeira vez para o “Choose France” em 2023, com um investimento inicial de 140 milhões de euros, a Powerdot tornou-se o operador com o crescimento mais rápido no mercado francês, instalando uma nova estação por dia e assegurando uma cobertura total do território continental.

Presente também em Portugal, Espanha, Polónia e Bélgica, a Powerdot é, hoje, um dos principais operadores europeus de carregamento rápido e ultrarrápido, desempenhando um papel ativo na transição energética do “Velho Continente”.

Em 2024, a Powerdot reforçou a sua solidez com uma nova ronda de investimento de 100 milhões de euros junto dos seus acionistas, Antin Infrastructure Partners e Arié Group, complementada com um financiamento verde de 165 milhões de euros assegurado por um consórcio internacional de seis bancos (ABN AMRO, BNP Paribas, ING, MUFG, Santander e Société Générale).

No mesmo ano, a empresa foi distinguida pela Gireve como a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido em França, além de liderar em número de novas localizações abertas. A sua performance foi reconhecida internacionalmente com a inclusão no índice LETS (Leading European Tech Scale-ups) e, já em 2025, na lista “Top GreenTech Companies 2025” da revista Time, no qual ocupa o 115.º lugar entre mais de 8.000 empresas, sendo a operadora europeia de carregamento mais bem classificada.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.