A Pontegadea, empresa de investimentos imobiliários de Amancio Ortega, fundador do grupo Inditex (que detém entre outras marcas, a Zara), encerrou o exercício de 2022 com lucro líquido de 2.092 milhões de euros, 30,2% a mais que no ano anterior. É a primeira vez que ultrapassa a barreira dos 2.000 milhões.
A empresa do homem mais rico de Espanha também aumentou em 30% o volume de negócios, atingindo os 2.557 milhões de euros, com a aquisição de novos ativos, sobretudo no setor logístico e residencial, a elevarem o valor da sua carteira imobiliária para 18.156 milhões de euros, um aumento de 19%.
Com escritório numa discreta rua no centro de Londres, a espanhola Pontegadea já é dona da sede da Amazon em Seattle, Estados Unidos, de uma grande parte da icónica Oxford Street, em Londres, propriedades nos Champs Elysées e na emblemática Castellana de Madrid, e ainda na Via del Corso, em Roma.
A Pontegadea, fundada em 2001 para investir os lucros do grupo Inditex, foi-se tornando um comprador de imobiliário de grande escala, mas quando começou a operar tinha um orçamento de cerca de 50 milhões de euros. Atualmente, a empresa pauta a sua atuação pela “obrigação de investir, todos os anos, cerca de 2 mil milhões de euros”, como detalhou Roberto Cibeira, diretor executivo da Pontegadea, ao britânico ‘Financial Times’. Sendo que este valor, resulta da gestão da carteira dos seus imóveis e outros investimentos, ao que ainda acresce o dividendo da Inditex.
Atualmente, cerca de 35% do portfólio imobiliário do grupo está concentrado nos Estados Unidos, outros 30% no Reino Unido, essencialmente em Londres, e 25% em Espanha.
A Pontegadea, que durante anos se concentrou principalmente no setor imobiliário, também está de olho em empresas de energia, comprando participações em parques solares, operadoras de redes elétricas e parques eólicos.













