O interesse público global pelo ouro disparou para o seu nível mais alto em mais de duas décadas, segundo uma nova investigação publicada pela ‘TechGaged.com’, após a subida do ouro acima dos 5.000 dólares por onça, um máximo histórico.
Uma análise dos dados do Google Trends mostra que as pesquisas mundiais pela expressão “como comprar ouro” atingiram o auge de popularidade em dezembro último, marcando o nível mais forte de interesse registado desde que a plataforma começou a acompanhar dados de pesquisa em 2004. O aumento reflete uma mudança acentuada na atenção pública, à medida que os níveis históricos de preços coincidiram com o aumento da incerteza geopolítica e macroeconómica.
A investigação do ‘TechGaged’ indica que o aumento do interesse não foi súbito. O ímpeto das pesquisas começou a crescer gradualmente ao longo de 2024 e início de 2025, antes de acelerar rapidamente no final de 2025. Uma comparação anual destaca a dimensão da mudança: a pontuação Google Trends para o termo subiu de 9 em dezembro de 2024 para 100 em dezembro de 2025, representando um aumento de aproximadamente 1.011% no interesse nas pesquisas indexadas.
Dados de pesquisa destacam uma mudança acentuada na atenção pública
Embora os dados do Google Trends não representem o volume absoluto de pesquisa, fornecem uma visão sobre a atenção e intenção relativas do público, oferecendo uma perspetiva comportamental sobre como os indivíduos respondem a grandes eventos do mercado.
“O que se destaca não é apenas o preço do ouro, mas também o momento do envolvimento público”, disse Rokas Baltrusaitis, analista sénior de Investigação na ‘TechGaged.com’. “O comportamento nas pesquisas sugere que o interesse do retalho intensificou-se rapidamente à medida que o ouro ultrapassou limiares históricos, refletindo uma preocupação crescente em torno do risco geopolítico, estabilidade cambial e preservação do capital, em vez de entusiasmo especulativo.”
O aumento da atividade de pesquisa relacionada com ouro coincidiu também com novas comparações entre ouro e Bitcoin, à medida que os investidores reavaliam o papel das reservas tradicionais e digitais de valor perante a incerteza global persistente.














