A Pepsi assinou um Contrato de Aquisição de Energia (PPA) com a Iberdrola para aumentar a utilização de energias renováveis em Portugal e Espanha. O PPA entrará em vigor a 1 de janeiro de 2023 e tem como objetivo melhorar a qualidade e a rastreabilidade desta energia e garantir um fornecimento sustentável e competitivo a longo prazo.
Com a assinatura deste acordo, a Iberdrola passa a fornecer eletricidade verde a um total de 11 instalações da PepsiCo. Estão incluídas a fábrica de snacks no Carregado, em Portugal, bem como as três fábricas de produção da PepsiCo em Espanha, os dois centros logísticos em Burgos e Valência, os escritórios de vendas em Vitoria, Pamplona, Palma de Maiorca e escritórios em Vitoria e Barcelona.
“Temos orgulho em fazer parte do desenvolvimento de projetos como este que estão a transformar o presente e futuro energético do nosso país e que estão totalmente alinhados com o nosso objetivo de alcançar as zero emissões líquidas até 2040”, disse Marta Puyuelo, Diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da PepsiCo.
Por sua vez, Sergio Hernández de Deza, Diretor de Grandes Clientes e Soluções Industriais da Iberdrola, afirmou que “estes acordos de longo prazo abrem muitas oportunidades para o desenvolvimento de projetos renováveis e permitem acelerar a transição energética a fim de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis. Os PPA tornaram-se uma ferramenta ideal para gerir o fornecimento de eletricidade a grandes clientes consumidores que partilham o nosso compromisso com um modelo económico novo, mais limpo e mais sustentável.”
A energia renovável fornecida será proveniente da central fotovoltaica Francisco Pizarro que a Iberdrola está a desenvolver em Cáceres, que tem uma capacidade instalada de 590 megawatts (MW), o que a torna a maior central fotovoltaica da Europa com capacidade para gerar o equivalente à energia necessária para abastecer 334.000 casas por ano.














