Peixe mais ‘venenoso’ do mundo tem 70 parasitas… e é consumido em praticamente todas as casas

Espécies tendem a viver perto da costa quando jovens, mais próximas dos mamíferos marinhos, que perpetuam o ciclo de vida dos parasitas

Executive Digest
Junho 14, 2025
17:08

O salmão é um dos peixes mais populares do mundo, mas contém mais de 70 parasitas, indicou o jornal espanhol ‘AS’. Mais: nas explorações piscícolas, está exposto a uma variedade de produtos químicos que podem causar problemas de saúde aos consumidores.

Qual é o motivo para conter tantos parasitas? Bom, estas espécies tendem a viver perto da costa quando jovens, mais próximas dos mamíferos marinhos, que perpetuam o ciclo de vida dos parasitas.

Para além dos componentes do salmão, as condições em que cresce nas explorações piscícolas podem ser uma das chaves para os seus efeitos nocivos. Os peixes de cativeiro são alimentados com uma mistura de ração processada contendo farinha de peixe e diversos aditivos químicos.

Além disso, os responsáveis ​​pelos seus cuidados utilizam frequentemente pesticidas e antibióticos para prevenir doenças, o que faz com que muitas destas substâncias acabem na superfície do peixe e, consequentemente, no organismo dos consumidores.

Além disso, em regras, os trabalhadores das pisciculturas usam fatos-macaco e equipamento de proteção especial, uma vez que são utilizadas substâncias tóxicas para manter as condições higiénicas nos tanques. Isto, por sua vez, significa que, embora estes produtos químicos tenham como objetivo proteger os peixes, também podem ter efeitos nocivos para a saúde humana.

Agora, é importante diferenciar entre salmão de viveiro e selvagem.

Enquanto o salmão selvagem se alimenta naturalmente e tem um perfil nutricional equilibrado, o salmão de viveiro contém mais gorduras nocivas e contaminantes tóxicos. Por outro lado, em termos de valor nutricional, o salmão tipicamente consumido em casa tem 212 calorias por 100 gramas, enquanto o salmão selvagem tem 115 calorias para o mesmo peso.

Apesar de todas estas características do salmão, muitas pessoas continuam a consumi-lo devido à sua elevada percentagem de ómega 3 benéfico. Neste sentido, os especialistas recomendam o recurso a outros tipos de peixe, também ricos em ómega 3, como as sardinhas.

Benefícios de comer salmão

O salmão é um peixe que, devido às condições em que é cultivado para venda futura, apresenta alguns efeitos negativos na saúde. No entanto, nem tudo é negativo; consumir salmão também traz uma série de benefícios para a saúde que vale a pena considerar:

– É uma excelente fonte de proteínas e minerais . Contém iodo, magnésio, fósforo, selénio, ferro e cálcio.

– A contribuição de vitaminas auxilia o bom funcionamento da tiroide e do intestino.

– Contém uma grande quantidade de vitamina D, que ajuda na formação da estrutura óssea e, por conseguinte, fortalece os ossos.

– Possui propriedades que ajudam a combater certos problemas de pele e a prevenir o cancro de pele.

– Possui propriedades anti-inflamatórias, que combatem a aceleração do processo de envelhecimento da pele.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.