Mais de 700 escuteiros portugueses vão ser transferidos, esta terça-feira, para Seul devido à aproximação do tufão Khanun, que deverá atingir a Coreia do Sul esta quinta-feira.
De acordo com um comunicado da Federação Escutista Portuguesa, que agrupa o Corpo Nacional de Escutas (CNE) e a Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP), após a reunião de responsáveis de todos os contingentes nacionais, foi decidido a transferência da atividade em Buan (na província de Jeolla do Norte) para a capital sul-coreana.
Os escuteiros portugueses estão entre os cerca de 43 mil participantes no 25º Jamboree, o acampamento mundial do movimento – apesar do fenómeno, os 762 escuteiros nacionais “têm vivenciado aventuras e interagido com outros jovens de diferentes países e continentes diferentes”.
A Embaixada de Portugal em Seul está a acompanhar o grupo de escuteiros nesta transferência devido ao tufão Khanun que, recorde-se, causou 14 mortos e 300 mil desalojados nas Filipinas e um morto no Japão. Estão a passar atualmente pela China.














