O Parlamento do Iraque reúne-se esta terça-feira para eleger o novo presidente do país, anunciou o presidente da Assembleia, Haibet Al‑Halbousi. “Esta terça-feira será uma sessão para eleger o presidente da República”, declarou Al‑Halbousi, em declarações divulgadas pela agência de notícias oficial INA.
A assembleia apresentou uma lista de 19 candidatos ao cargo, incluindo o atual presidente, Abdul Latif Rashid, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Fuad Hussein. A eleição presidencial segue o escrutínio parlamentar realizado em 11 de novembro, que constituiu a sexta votação desde a invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003.
No Iraque, o sistema político tradicional reserva o cargo de primeiro-ministro a um xiita, a presidência a um curdo e a presidência do parlamento a um sunita. De acordo com a Constituição iraquiana, o Parlamento deve eleger o presidente no prazo de um mês desde a primeira sessão, que ocorreu em 29 de dezembro. A eleição do presidente é responsabilidade exclusiva dos membros do Parlamento e precede a formação do Governo.














