“Parece melhor”: Zelensky otimista com novo plano de paz de Trump após eliminar algumas concessões territoriais à Rússia

Zelensky enfatizou a necessidade de os países europeus “participarem ativamente” do processo de paz

Francisco Laranjeira
Dezembro 2, 2025
15:02

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky expressou otimismo após a revisão do plano de paz proposto por Donald Trump, afirmando que agora “parece melhor”, embora as negociações ainda estejam em marcha.

Segundo Zelensky, os contactos realizados este fim de semana entre as delegações diplomáticas dos EUA e da Ucrânia na Flórida serviram para rever a minuta do plano de paz que ucranianos e americanos haviam acordado na rodada anterior de contactos, realizada em Genebra.

O documento original apresentado à Ucrânia estipulava que Kiev renunciaria ao controlo de todos os territórios perdidos nas regiões de Lugansk e Donetsk, e também cederia à Rússia o controlo da parte de Donetsk que ainda controlava. Kiev considerou essa exigência russa inaceitável e conseguiu removê-la do documento acordado em Genebra.

“Os participantes das negociações na Flórida informaram-me sobre os principais pontos levantados pelo lado americano no diálogo. O trabalho foi baseado no documento de Genebra, que foi aprimorado”, explicou Zelensky, esta terça-feira, numa mensagem nas redes sociais.

Zelensky pede envolvimento europeu

“Foram realizadas discussões com o lado americano sobre a viabilidade de várias medidas nas linhas de frente e os desafios de garantir a proteção contra ataques russos e evitar violações dos acordos em caso de cessar-fogo”, acrescentou Zelensky, enfatizando também a necessidade de os países europeus “participarem ativamente” do processo de paz. “Instruí-os a continuar a cooperação mais construtiva possível com a equipa do presidente Trump, bem como com os nossos parceiros europeus”, afirmou.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.