Papelaria Americana investe meio milhão de euros em nova loja em Leiria e cria 20 postos de trabalho

Em declarações à Executive Digest, um dos administradores da empresa criada em 1957 revelou que a abertura do novo espaço na Gândara dos Olivais, um bairro da cidade de Leiria, foi projetada já no decorrer da crise pandémica.

Inês Amado
Agosto 24, 2021
17:43

A Americana, uma das maiores papelarias do país que atua como retalhista, armazenista e distribuidor, investiu meio milhão de euros numa nova loja em Leiria, que se veio juntar aos oito estabelecimentos do grupo no distrito.

Em declarações à ‘Executive Digest’, um dos administradores da empresa criada em 1957 revelou que a abertura do novo espaço na Gândara dos Olivais, um bairro da cidade de Leiria, foi projetada já no decorrer da crise pandémica.

“A abertura da Americana – Gândara foi idealizada durante a pandemia. Foi um investimento de meio milhão de euros que contabiliza a criação de 20 postos de trabalho”, explica o mesmo executivo.

Contrariamente a espaços comerciais de outros segmentos, as várias lojas da Papelaria Americana puderam manter-se em funcionamento quando a evolução da situação epidemiológica forçou o Governo a decretar medidas mais restritivas em março do ano passado.

“Por sermos papelaria, livraria e tabacaria, vendendo artigos inseridos na cultura, as lojas Americana nunca fecharam durante o confinamento. Reduzimos os nossos horários como estipulado por lei, aderimos ao teletrabalho e ao lay-off. Houve alguma baixa no negócio como era expectável, mas foi suportável”, explicou o mesmo executivo.

A aposta no comércio eletrónico foi a saída encontrada para fazer frente à quebra abrupta da afluência às lojas, tendo o volume de vendas online aumentada fortemente.

“Durante a pandemia lançámos o nosso site de vendas online ao público – www.americana.pt  – que teve um boom de vendas na altura do confinamento, conseguindo atingir um volume de 400 mil euros”, revelou o administrador à ‘Executive Digest’.

Volvidos 64 anos desde a entrada no mercado, o grupo soma atualmente nove lojas na região de Leiria – incluindo um Cash&Carry com mais de 2000 m² aberto ao público -, e conta com 120 trabalhadores.

Com uma forte presença no distrito de Leiria, o grupo prevê estender a sua presença a outras zonas do território português: “Estamos atentos a outras capitais de distrito para investimentos a médio prazo e a nossa estratégia de crescimento passa pela expansão para novos locais, também fora de Leiria”, referiu o executivo.

Atualmente, o grupo mantém relações comerciais e celebra negócios com empresas de mais de 20 países de três continentes.

“Ao longo de todos estes anos, a Americana continua a transmitir uma imagem de confiança e seriedade junto de todos os seus fornecedores. Aliando os nossos valores com a nossa dimensão, temos vindo a conquistar vantagens comerciais de exclusividade obtendo a representações de inúmeras marcas (nacionais e internacionais), tais como DecoArt, Acrilex, Carioca, Viquel, SES, etc”, continuou.

De acordo com o mesmo administrador da Americana, no ano da pandemia o volume de vendas do grupo foi de 13,8 milhões de euros, tendo sido de 16,2 milhões de euros no ano anterior.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.