Papagaio desaparece de casa nos EUA para reaparecer quatro anos depois… e a falar castelhano

Em 2010, Darren Chick, natural do Reino Unido e residente em Torrance, no sul da Califórnia, perdeu o seu papagaio, Nigel, famoso pelo sotaque britânico que imitava. Durante anos, Darren presumiu que jamais reencontraria o seu animal de estimação, relatou a publicação ‘IFL Science’

Francisco Laranjeira
Fevereiro 1, 2026
14:00

Um papagaio-cinzento africano desaparecido há quatro anos surpreendeu o seu dono britânico ao regressar a casa com um talento inesperado: agora fala castelhano.

Em 2010, Darren Chick, natural do Reino Unido e residente em Torrance, no sul da Califórnia, perdeu o seu papagaio, Nigel, famoso pelo sotaque britânico que imitava. Durante anos, Darren presumiu que jamais reencontraria o seu animal de estimação, relatou a publicação ‘IFL Science’.

Quatro anos mais tarde, funcionários do Happy Tails Dog Spa, também em Torrance, encontraram um papagaio-cinzento africano e iniciaram uma busca pelo seu dono. A tarefa revelou-se mais complicada do que esperavam. Teresa Micco, veterinária e dona de outro papagaio, tinha espalhado cartazes à procura do seu próprio animal desaparecido, e a equipe do spa tentou entregar o papagaio a ela.

Embora o pássaro se parecesse com Benjamin, o animal perdido de Micco, o microchip revelou que não era o seu pássaro. Curiosamente, o microchip tinha sido implantado em 2006, mas não estava registado oficialmente. A investigação levou a uma loja de animais local, a Animal Lovers, que mantinha registos antigos em papel com o número da anilha do pássaro. Foi lá que finalmente se conseguiu rastrear o verdadeiro dono.

Teresa Micco contou ao ‘Daily Breeze’ que se apresentou à porta de Darren Chick e perguntou: “Você perdeu um pássaro?” Inicialmente, Darren negou, pensando tratar-se de algo recente. Só depois percebeu que se tratava de Nigel, o seu papagaio perdido há quatro anos.

A história ganhou novos contornos quando a família Hernandez-Smith, vizinha de Darren, explicou o paradeiro de Nigel durante esses anos e revelou como ele aprendeu espanhol. Ruben Hernandez, de 86 anos e natural da Guatemala, tinha cuidado do papagaio em casa, e foi com ele e a família que Nigel desenvolveu a nova língua.

Liza Smith, neta de Ruben, explicou ao ‘Daily Breeze’ que o papagaio, batizado de “Morgan” pela família em homenagem ao rum Captain Morgan, se tornou uma lembrança especial do avô recentemente falecido. “A perda de Morgan tem sido muito difícil para ele. Eles têm um laço muito especial. Nosso único pedido é encontrar o dono para encerrar este assunto. Também estamos dispostos a doar a gaiola, comida e brinquedos que temos para ele.”

No encontro final, Darren decidiu que o melhor era devolver o papagaio ao lar onde viveu nos últimos quatro anos. Micco ofereceu ajuda para construir um viveiro exterior na casa dos Hernandez-Smith, garantindo que Morgan/Nigel pudesse continuar a aprender e, quem sabe, dominar um terceiro ou quarto idioma no futuro.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.