Ovos da Páscoa, cabrito e… guarda-chuva: saiba como vai estar o estado do tempo na Semana Pascal

Ainda assim, os últimos dias da Semana da Páscoa prometem não ser tão chuvosos como em 2024, quando a tempestade ‘Nelson’ provocou forte impacto em Portugal, com chuva forte e até tornados no país

Francisco Laranjeira
Abril 14, 2025
6:15

Na semana Pascal, há forte probabilidade de não poder sair de casa sem o guarda-chuva: isto porque, de acordo com os responsáveis do site ‘Tempo.pt’, o anticiclone dos Açores deverá regressar à sua posição mais normal, mais próximo do arquipélago que lhe dá o nome. Assim, o “vento vai mudar de direção, trazendo consigo um vale depressionário e várias frentes poderão percorrer entre segunda e quarta-feira, dias durante os quais se preveem mais períodos de chuva”.

Apesar da indefinição de uma previsão a longo prazo, é possível que a formação de tempestades nas Ilhas Britânicas atire a nossa geografia para um período de maior acalmia. “Caso o cenário acima descrito se concretize, a chuva seria mais intensa, provável e frequente no Noroeste de Portugal continental, isto é, teria tendência a concentrar-se, maioritariamente, nas regiões situadas a oeste da Barreira de Condensação, o que corresponde aos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e setores ocidentais dos distritos de Vila Real e Viseu a partir da Quarta-feira Santa”.

“Tudo isto devido à possível chegada de algumas frentes de fraca a moderada atividade, que distribuiriam a precipitação pelas Regiões Norte e (parte) do Centro, sendo menos provável a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Isto poderá condicionar as procissões típicas da Semana da Páscoa nalgumas cidades portuguesas”, apontaram.

Ainda assim, os últimos dias da Semana da Páscoa prometem não ser tão chuvosos como em 2024, quando a tempestade ‘Nelson’ provocou forte impacto em Portugal, com chuva forte e até tornados no país.

Assim, para esta segunda-feira, de acordo com o IPMA, conte com “céu em geral muito nublado” e “períodos de chuva, mais intensa no Minho durante a tarde, passando gradualmente a regime de aguaceiros, de norte para sul, a partir do final da tarde”. Mais: a “possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do final da tarde”, mas também “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas, em especial a partir da tarde”. Por último, agasalhe-se: aguarda-se uma “descida de temperatura, mais significativa da máxima”.

No dia seguinte, apontaram os meteorologistas, quase a mesma receita: “Céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a
partir da tarde” e “aguaceiros, que serão de neve acima de 1200 metros de altitude”. “Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental durante a tarde e nas terras altas” e “pequena descida de temperatura” completam a previsão para o arranque da Semana Pascal.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.