O Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, passa a receber, a partir desta semana, visitas regulares de Doutores Palhaços da Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de levar alegria a crianças hospitalizadas, aos seus familiares e aos profissionais da unidade. As visitas acontecem às terças-feiras em todos os serviços exclusivamente pediátricos do hospital.
A chegada da dupla de Doutores Palhaços – a Dr.ª Popovna e o Dr. Amarelo – foi possível graças aos fundos angariados através da campanha A Camisola Mais Valiosa do Mundo, lançada no final do ano passado. A iniciativa conseguiu mais de 50 mil euros, permitindo à Operação Nariz Vermelho expandir o seu programa de visitas a mais um hospital.
Segundo Anabela Possidónio, diretora-geral da Operação Nariz Vermelho, “É uma alegria enorme para a nossa equipa começar a visitar mais um hospital! Este é mais um passo dado para alcançar o nosso objetivo de um dia estar em todas as pediatrias do país”.
A responsável acrescentou ainda que o projeto concretiza “o sonho do João, o menino que protagonizou a campanha A Camisola Mais Valiosa do Mundo”. João doou a sua camisola, assinada pelos jogadores da Seleção Portuguesa de Futebol, para que a instituição pudesse angariar fundos e levar alegria às crianças hospitalizadas. “O nosso obrigado a todos os que contribuíram para a campanha, e a quem continuará a contribuir para nos ajudar a garantir a sustentabilidade da nossa Missão no futuro”, completou Anabela Possidónio.
Reações do hospital e impacto nas crianças
Para Adelaide Bicho, diretora do Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, a presença dos Doutores Palhaços é motivo de entusiasmo: “A chegada dos Doutores Palhaços ao Hospital de Aveiro é uma enorme alegria. Há muito que desejávamos poder proporcionar às nossas crianças, seus familiares e também aos profissionais que as acompanham a intervenção bem-disposta e adequada da Operação Nariz Vermelho. Vão ser muito bem recebidos e, com toda a certeza, desempenharão um papel coadjuvante na terapêutica.”
As visitas irão abranger os seguintes serviços: Internamento, Unidade de Cuidados Intermédios de Neonatologia e Pediatria, Consulta Externa de Pediatria e Urgência Pediátrica.
Atualmente, a Operação Nariz Vermelho visita 22 hospitais de norte a sul do país, contando com uma equipa de 35 Doutores Palhaços. A instituição mantém o programa graças a diversas formas de apoio, incluindo: consignação do IRS, donativos regulares, mecenato de empresas e particulares, participação em campanhas anuais, compra de merchandising ou participação em eventos cujas receitas revertam para a instituição.














