O novo BMW X3 recebe um recall para um problema verdadeiramente surpreendente: veja o vídeo

Fenómeno, registado principalmente nos Estados Unidos, afetou cerca de 37.000 veículos

Automonitor
Janeiro 14, 2026
12:18

A BMW lançou um recall internacional para corrigir um problema inesperado na atual geração do X3 (código G45), cujo volante chegava a girar sozinho com o veículo parado. A situação, descrita como mais surpreendente do que perigosa, já levou a empresa a convocar proprietários em França e nos EUA para atualização do software do sistema de direção. De acordo com a ‘L’Automobile Magazine’, nenhum acidente foi reportado até ao momento.

O fenómeno, registado principalmente nos Estados Unidos, afetou cerca de 37.000 veículos. Em França, 3.100 automóveis estão incluídos na campanha. Vídeos partilhados nas redes sociais mostram o volante a movimentar-se da esquerda para a direita sem qualquer intervenção do condutor, mas sempre com o carro parado, o que reduziu significativamente os riscos associados.

Segundo a BMW, a causa está num erro de software que pode levar à deteção incorreta do sensor de direção, provocando movimentos involuntários do volante. A marca acrescenta que “se a falha for detetada corretamente, o condutor será alertado por meio da mensagem ‘Verificar Controlo’ no visor central e sentirá uma ligeira alteração na direção”.

A atualização que está a ser implementada corrige esta falha e pode ser realizada remotamente em alguns casos, embora o fabricante recomende deslocar-se a uma concessionária. O procedimento, que inclui a calibração do volante, demora cerca de 50 minutos.

O recall aplica-se exclusivamente à geração atual do BMW X3, produzida entre outubro de 2024 e outubro de 2025 na fábrica de Spartanburg, Estados Unidos. Não se aplica ao iX3 totalmente elétrico (código NA5), que utiliza uma plataforma diferente. O serviço será gratuito, especialmente porque os veículos ainda estão cobertos pela garantia, e pode ser integrado numa revisão de rotina. A BMW planeia ainda enviar cartas aos proprietários para informar sobre a atualização, garantindo que todos tenham conhecimento do procedimento.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.