Novas imagens do assalto ao Louvre mostram assaltantes a abandonar museu num guindaste: veja os vídeos do momento

Os larápios, que conseguiram escapar com o tesouro e estão a monte, precisaram de apenas sete minutos, uma empilhadora e uma scooter para escapar do museu mais visitado do mundo.

Francisco Laranjeira
Outubro 23, 2025
12:06

França está em polvorosa após o assalto ao Museu do Louvre no passado domingo, quando um grupo de ladrões disfarçados de operários roubou “oito objetos de inestimável valor patrimonial” que pertenciam à coleção de Napoleão e dos reis franceses.

Os larápios, que conseguiram escapar com o tesouro e estão a monte, precisaram de apenas sete minutos, um guindaste empilhadeira e uma scooter para escapar do museu mais visitado do mundo.

Num novo vídeo tornado público, é possível ver-se dois dos ladrões a descer a fachada sul do museu para a rua, às margens do Rio Sena, através de um elevador de carga. Os ladrões, um deles a usar um colete para se disfarçar de trabalhador, descem rapidamente do guindaste para subir para uma motocicleta, presumivelmente um modelo T-Max, e fogem do local.

Num outro vídeo, é possível ver-se um ladrão com colete amarelo, escondido dos olhos dos visitantes por estar atrás de uma das vitrinas. O incidente ocorreu poucos minutos depois das 9h30, coincidindo com a abertura do museu ao público. As imagens mostram, ao fundo, os primeiros visitantes a entrar na Galeria Apollo, localizada no primeiro andar do edifício e uma das salas mais espetaculares do museu, que abriga a coleção real de pedras preciosas e os diamantes da coroa.

O assalto ocorreu em questão de minutos, e essa velocidade permitiu que os ladrões, com os rostos cobertos e vestidos com coletes amarelos como operários, passassem despercebidos. Nas mãos trazia uma esmerilhadeira angular, uma ferramenta com um disco na cabeça, que lhe permitia fazer um furo no vidro e roubar as joias.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.