Zelensky revela a escolha do presente que desencadeou o confronto com Trump na Sala Oval

Um mês após o violento confronto ter prejudicado as relações entre EUA e Ucrânia, Zelensky confessou, em entrevista à revista ‘Time’, o que pode ter irritado o presidente americano

Francisco Laranjeira
Março 25, 2025
15:53

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, revelou a escolha do presente que pode ter desencadeado o seu famoso confronto com Donald Trump em plena Sala Oval: o que deveria ter sido uma reunião de aliados na Casa Branca, em fevereiro último, transformou-se numa discussão acalorada vista por todo o mundo.

Um mês após o violento confronto ter prejudicado as relações entre EUA e Ucrânia, Zelensky confessou, em entrevista à revista ‘Time’, o que pode ter irritado o presidente americano: o líder ucraniano trouxe consigo para oferecer o cinturão do campeonato mundial de pesos-pesados do seu amigo, o pugilista ucraniano Oleksandr Usyk, a Trump, um fã de boxe.

Mas, em vez disso, o presidente republicano recebeu uma série de fotografias horríveis de prisioneiros de guerra ucranianos que foram mantidos em cativeiro na Rússia. “Isso é difícil”, disse Trump enquanto ia observando as fotos dadas por Zelensky. No entanto, esse terá sido o ponto de viragem da reunião, pois o presidente americano pensou que os EUA estavam a ser acusados de culpa pela tortura de prisioneiros ucranianos.

No entanto, Zelensky não se arrepende de entregar as fotos primeiro, pois tentou apelar à humanidade de Trump. “Ele tem família, entes queridos, filhos. Ele tem de sentir as coisas que todas as pessoas sentem. O que eu queria mostrar eram meus valores. Mas então, bem, a conversa foi para outra direção”, frisou, à ‘Time’.

Questionado sobre o que aconteceu com o cinto, Zelensky respondeu: “Não sei. Talvez ainda esteja lá”, apontou, lembrando que o deixou na mesa durante a confusão a seguir à conversa furiosa. Segundo a ‘Time’, a equipa da Casa Branca encontrou o cinto e levou-o para a sala de jantar privada de Trump, onde a “lembrança da diplomacia fracassada” fica com outras memórias, incluindo o pager dourado de Benjamin Netanyahu e o retrato a óleo de Trump feito por Vladimir Putin.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.