A Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD) emitiu uma medida cautelar que proíbe a Worldcoin, empresa de criptomoeda liderada por Sam Altman, de continuar a oferecer dinheiro aos utilizadores em troca da digitalização da suas íris. A decisão, válida pelos próximos três meses, levanta preocupações sobre o procedimento da empresa na recolha e processamento de dados biométricos dos utilizadores.
No entanto, Jannick Preiwisch, Responsável pela Proteção de Dados da empresa, garantiu à Executive Digest que o World ID “é a solução mais segura e que mais preserva a privacidade para afirmar a humanidade na era da IA, e estamos sempre dispostos a colaborar com reguladores, examinar os seus feedbacks e responder às suas questões”.
O responsável explicou ainda que “há meses que estamos em contacto com a autoridade de proteção de dados da Baviera (BayLDA), que é a autoridade supervisora líder nos termos do RGPD para a Fundação Worldcoin e para a Tools for Humanity. A autoridade de proteção de dados espanhola (AEPD) está a contornar a lei da UE com as suas ações recentes, que se limitam a Espanha e não à UE, e a divulgar afirmações imprecisas e equivocadas sobre a nossa tecnologia a nível global”.
“Os nossos esforços para contactar a AEPD e fornecer uma visão precisa da Worldcoin e do World ID têm ficado sem resposta há meses. Agradecemos a oportunidade de poder ajudar a AEPD a melhor compreender todos os factos relevantes em relação a esta tecnologia essencial e legítima”, acrescentou.
Criptomoedas estão congeladas
Enquanto durar a proibição da AEPD, os utilizadores da Worldcoin em Espanha não poderão utilizar as suas criptomoedas para qualquer finalidade. Todas as operações de processamento de dados da empresa foram bloqueadas, impedindo a conversão das Worldcoins em dinheiro ou transferência para contas bancárias.
Quanto ao futuro da Worldcoin na Espanha e na União Europeia, a medida cautelar tem uma duração inicial de três meses, podendo ser prorrogada. A empresa está sob investigação na Europa, e seu destino dependerá dos resultados dessa investigação.




