“Vem cá, Afeela 1”. Sony e Honda ‘chamaram’ o seu primeiro elétrico ao palco para ser apresentado: veja o vídeo

A Sony e a Honda apresentaram, esta terça-feira, na CES 2025 – Consumer Electronics Show, a maior feira eletrónica do mundo, que decorre em Las Vegas (Estados Unidos) -, o seu primeiro modelo. Há exatamente um ano, a Sony tinha revelado o protótipo do seu veículo elétrico (EV), construído em parceria com a Honda, e que poderia ser conduzido com um comando da PlayStation.

Na conferência de imprensa, Kenichiro Yoshida, CEO da Sony, apresentou o Afeela 1 (pode ver o vídeo aqui), o primeiro modelo produzido pela Sony Honda Mobility, que não será barato: o modelo tem um preço que começa em cerca de 85 mil euros. O Afeela 1 já está disponível para pré-encomenda – para já, apenas na Califórnia (EUA), adiantou o responsável, sem precisar quando é que estará disponível no mercado mundial.

O veículo estará disponível, a partir de 2026, em duas versões: o Afeelia 1 Origin de cerca de 85 mil euros e o Afeela 1 Signature, com um preço base de cerca de 99 mil euros. No preço está incluída uma assinatura gratuita de três anos para uma variedade de recursos no carro, incluindo a assistência ao condutor Nível 2+ e um assistente pessoal alimentado por IA. Conta com uma autonomia de até 480 quilómetros e suporte integrado para a rede Supercharger da Tesla – vem apenas numa cor, o ‘Core Black’.

O EV tem ecrãs a toda a largura do painel de instrumentos, 40 sensores e câmaras para assistência à condução semiautónoma, tração integral e sugestões de integração de realidade aumentada e “mundos virtuais” incorporados na experiência de condução.

O CEO da Sony Honda Mobility, Yasuhide Mizuno, na apresentação, chegou mesmo a chamar o veículo ao palco, com o comando de voz “Come on out, Afeela” ditado para o seu telemóvel… e ele veio.