Urgência de obstetrícia do Hospital Garcia de Orta passa a funcionar 24 horas por dia a partir de hoje

A medida integra o reforço de médicos provenientes do setor privado, que passam a integrar o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Pedro Gonçalves
Setembro 1, 2025
6:45

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, inaugura hoje, o funcionamento pleno da urgência de Ginecologia e Obstetrícia, garantindo atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. A medida integra o reforço de médicos provenientes do setor privado, que passam a integrar o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Segundo anunciou a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, seis novos médicos irão integrar o serviço do HGO a partir deste mês. “Os seis novos elementos, provenientes de várias instituições, integrarão o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da ULS Almada-Seixal, a partir de setembro”, confirmou uma fonte oficial da Unidade Local de Saúde Almada-Seixal (ULSAS).

A ministra explicou que os profissionais vieram do setor privado para preencher vagas consideradas carenciadas, que são mais bem remuneradas. Em maio, a ULSAS tinha aberto candidaturas para várias especialidades hospitalares, incluindo três vagas para Ginecologia e Obstetrícia, classificadas como carenciadas.

Critérios para áreas carenciadas

As áreas ou especialidades são avaliadas como carenciadas com base em fatores como:

  • Número de médicos por especialidade em relação à densidade populacional;
  • Desempenho na assistência à população;
  • Distância a outros estabelecimentos equivalentes;
  • Outras caraterísticas específicas do serviço.

Além do HGO, dois lugares carenciados foram abertos no Hospital do Barreiro (ULS Arco Ribeirinho) e um no Hospital de Setúbal (ULS Arrábida). A Península de Setúbal é considerada a região mais crítica, segundo Ana Paula Martins.

Estratégia de gestão e modelo regional de urgência

A ministra da Saúde aposta na criação de um Centro de Responsabilidade Integrada, onde os profissionais serão avaliados e remunerados com base nos resultados. Prevê-se também um modelo regional de urgência, assente na partilha de recursos humanos entre Almada, Barreiro e Setúbal, embora este modelo necessite de legislação própria e negociações com os sindicatos do setor.

Apesar dos incentivos previstos na legislação, a especialidade de Ginecologia e Obstetrícia tinha apresentado dificuldades no preenchimento de vagas, mas a ULSAS assegurou estar empenhada em colmatar as faltas.

Durante o mês de julho, a urgência do HGO funcionou apenas 11 dias, em regime rotativo com os outros dois hospitais da Margem Sul. A partir de hoje, 1 de setembro, o serviço estará totalmente operativo, garantindo atendimento contínuo às grávidas e pacientes de urgência ginecológica na região.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.