A Alemanha está a preparar-se para um hipotético ataque russo à NATO, com os países bálticos como alvos potenciais. Sob o nome “Red Storm Bravo”, o exército vai realizar grandes manobras em Hamburgo a 25 de setembro, uma mobilização que vai durar três dias, apontou a plataforma ‘Euronews’.
Em caso de ataque da Rússia, a cidade alemã tornar-se-ia um centro para o envio de tropas da NATO para o flanco leste: especificamente, os exercícios vão envolver a prática da chegada de tropas da aliança militar a Hamburgo, onde se reunirão numa coluna em direção ao leste – o objetivo é testar a rapidez com que o grande contingente poderia ser enviado para a Polónia e os países bálticos. No exercício germânico, o exército confirmou que só participarão militares alemães.
Em setembro último ocorreu um exercício semelhante, embora este pretenda ser mais abrangente, “com algumas centenas de participantes”, segundo um porta-voz: atores civis como polícia, a Cruz Vermelha, o corpo de bombeiros e as autoridades portuárias também vão participar.
Paralelamente, Rússia e Bielorrússia também devem organizar um exercício de grande escala neste último país, algo comum, mas que os aliados estão cada vez mais a encarar com cautela.
Diversos especialistas, incluindo o historiador alemão Sönke Neitzel, alertaram que ambos os países podem usar os exercícios para atacar um estado báltico. Segundo a ‘Euronews’, Neitzel já disse em diversas entrevistas que este pode ser o “último verão de paz ” e expressou receio de que os Estados Unidos não honrem a cláusula de assistência mútua quando um país da NATO for atacado.














