A contraofensiva das Forças Armadas da Ucrânia está a colher frutos e tem garantido avanços nas frentes de batalha, e reconquista de territórios tomados pelos russos.
De acordo com a mais recente análise do Instituto para o estudo da Guerra (ISW), o Exército da Ucrânia libertou em cinco semanas tanto território quanto o que a Rússia havia tomado nos últimos 6 meses.
O relatório indica que, a 10 de julho, as linhas de comunicação por terra e Bakhmut estão sob controlo das soldados ucranianos. Fontes militares, tanto russas como ucranianas adiantam que Kiev tem avançado na frente de Bakhmut e nos flancos a sudoeste, com fatores geográficos a darem vantagem à Ucrânia.
Os analistas do ISW sublinham que, a 10 de julho, os soldados ucranianos levaram a cabo ações de contraofensiva em pelo menos 3 áreas diferentes da frete de combate.
Com base numa série de dados geográficos, o ISW estima que, desde o início da contraofensiva ucraniana, a 4 de junho, as forças de Kiev já conseguiram reconquistar 252 quilómetros quadrados. Em comparação, desde 1 de janeiro, as forças russas tinham capturado 282 quilómetros quadrados de território ucraniano.
O ICW ressalva que os dados oficiais do Governo ucraniano diferem dos agora revelados, devido a diferentes formas de cálculo da área reconquistada.
Ukrainian forces conducted #counteroffensive operations on at least three sectors of the front on July 10. In five weeks, Ukrainian forces have liberated nearly the same amount of territory that Russian forces captured in over six months. https://t.co/NhLf3B5hWZ https://t.co/GV1Znlz2y8
— ISW (@TheStudyofWar) July 11, 2023














