Ucrânia lança ataque de drones contra Moscovo, São Petersburgo e outras quatro regiões da Rússia

Embora Kiev não tenha confirmado oficialmente o ataque, as autoridades russas afirmaram ter intercetado mais de 100 UAV em diferentes pontos do país

Francisco Laranjeira
Julho 17, 2025
16:04

Uma onda de drones ucranianos, nas primeiras horas desta quinta-feira, atingiu várias regiões do oeste da Rússia, incluindo Moscovo e São Petersburgo, naquele que terá sido um dos maiores ataques aéreos de Kiev no conflito até à data.

Embora Kiev não tenha confirmado oficialmente o ataque, as autoridades russas afirmaram ter intercetado mais de 100 UAV (‘Unmanned Aerial Vehicle’, ou seja, ‘Veículo Aéreo Não Tripulado’) em diferentes pontos do país. Em Moscovo, o presidente da câmara, Sergei Sobyanin, informou que foram abatidos três drones entre as 2 e as 3 horas da madrugada, garantindo que os serviços de emergência foram mobilizados rapidamente, embora não tenha mencionado danos materiais ou vítimas.

A norte, em São Petersburgo, o Aeroporto de Pulkovo suspendeu temporariamente as operações às 5 horas, provocando atrasos em pelo menos dez voos, segundo a agência de notícias ‘Rosaviatsiya’. Estes encerramentos temporários tornaram-se comuns nos últimos meses, à medida que os ataques de drones ucranianos expandiram o seu alcance.

As autoridades russas também informaram de ataques nas regiões próximas da fronteira com a Ucrânia: em Belgorod, um drone terá morto uma pessoa e ferido outras seis, segundo indicou o governador Vyacheslav Gladkov. Em Vorónezh, um aparente impacto contra um edifício residencial deixou três menores feridos. Outras regiões afetadas foram Smolensk, onde foram reportados 14 drones derrubados e um ferido, e em Kaluga, onde uma menina de 14 anos ficou ferida, segundo fontes oficiais.

Em São Petersburgo, a agência estatal ‘TASS’ afirmou que alguns drones foram neutralizados mediante sistemas de guerra eletrónica antes de alcançar o seu objetivo.

No total, o Ministério da Defesa russo disse que intercetou um total de 122 drones ucranianos durante a noite.

Embora este número não se tenha verificado de forma independente, de acordo com o ‘The Kyiv Independent’, tais ações enquadram-se na estratégia de Kiev de estender a pressão para além da frente oriental.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.