Ucrânia: Castelo ‘do Harry Potter’ em Odessa destruído em ataque russo com mísseis

Uma devastadora ofensiva russa na cidade de Odessa, no sul da Ucrânia, fez pelo menos quatro mortos e resultou na destruição de um emblemático edifício de estilo gótico, levantando acusações de “crime de guerra” por parte das autoridades ucranianas.

O edifício, popularmente conhecido como o “Castelo de Harry Potter” devido à sua arquitetura distintiva, que faz lembrar o universo criado por J. K. Rowling, foi alvo de um ataque de mísseis que deixou as famosas torres do palacete em chamas até ao cair da noite.

Os serviços de emergência foram rapidamente mobilizados para combater o incêndio, classificado como “grave” devido à sua intensidade.

O tecto e cobertura do edifício foram consumidos pelas chamas.

Testemunhas relatam que os residentes locais tiveram pouco tempo para se abrigar, já que os alertas de ataques aéreos foram emitidos apenas alguns minutos antes do ataque.

“Estamos a verificar o tipo de míssil utilizado neste ataque; especialistas forenses estão a conduzir as avaliações necessárias”, afirmou Dmytro Pletenchuk, porta-voz das Forças de Defesa do Sul da Ucrânia, citado pela Euronews. “Todos os serviços, incluindo o Serviço de Emergência Estatal, estão a trabalhar incansavelmente para mitigar os danos causados por este ataque bárbaro, que claramente constitui mais um crime de guerra”, lamentou.

Enquanto isso, em Kiev, o Secretário-Geral da NATO, Jens Stoltenberg, em visita à capital ucraniana, reconheceu as falhas dos membros da aliança em fornecer apoio adequado à Ucrânia a tempo, permitindo que a Rússia aproveitasse as vantagens no campo de batalha. No entanto, Stoltenberg assegurou ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, que o apoio necessário “está a caminho”.