Turistas portugueses fogem do Algarve: Redução de 7,4% registada este ano

Com os preços mais elevados, devido à inflação, e com a perda de poder de compra, os turistas portugueses estão a ‘fugir’ do Algarve e já são menos 7,4% do que no ano passado, uma realidade que vai contra o que esperavam os operadores e empresários algarvios.

Os dados são avançados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) ao Público, que explica que, apesar da redução de turistas nacionais na região, em julho o movimento de passageiros no Aeroporto de Faro cresceu 7% face ao mesmo mês do ano passado. Ainda assim, muitos dos que aterram ali acabam por seguir para outros destinos.

O mesmo também estarão a fazer os portugueses que, perante o aumento dos preços, ou procuram outras hipóteses ou ficam em casa.

“Muitos turistas, não se sabe quantos, terão ido para o sul de Espanha”, indica ao mesmo jornal Desidério Silva, presidente da Agência de Promoção de Albufeira.

Mas não foi só o mercado interno que caiu no Algarve: segundo os dados da AHETA, o número de turistas alemães no Algarve este ano encolheu 3,3%, acompanhando a tendência que se vinha verificando. Por outro lado, o mercado irlandês cresceu 5,4%.