Trump Mobile por 499 dólares? Empresa do presidente americano lança telemóvel totalmente feito nos EUA

A família Trump, conhecida há muito tempo pelo seu império imobiliário, hotéis de luxo e resorts de golfe, aventurou-se nos últimos anos em novas áreas, incluindo media digitais e criptomoedas

Francisco Laranjeira
Junho 16, 2025
14:40

A Trump Organization lançou esta segunda-feira um serviço móvel de marca própria e um smartphone por 499 dólares, chamado Trump Mobile, referiu a agência ‘Reuters’, sinalizando um novo esforço para atrair consumidores conservadores com um serviço sem fio posicionado como uma alternativa às principais empresas de telecomunicações.

O novo empreendimento móvel incluirá call centers baseados nos Estados Unidos e telefones fabricados nos Estados Unidos, referiu a organização do presidente dos EUA

“Vamos lançar um pacote completo de produtos onde as pessoas podem vir e obter telemedicina nos seus telemóveis por uma taxa mensal fixa, assistência na estrada nos seus carros, mensagens de texto ilimitadas para 100 países ao redor do mundo”, indicou o filho mais velho do presidente, Donald Trump Jr., ao anunciar o produto na Trump Tower em Nova Iorque.

A família Trump, conhecida há muito tempo pelo seu império imobiliário, hotéis de luxo e resorts de golfe, aventurou-se nos últimos anos em novas áreas, incluindo media digitais e criptomoedas.

A Trump Organization, que é a principal holding da maioria dos empreendimentos comerciais do presidente dos EUA, disse antes da tomada de posse de Trump que o controlo da empresa seria entregue a seus filhos, replicando o acordo do seu primeiro mandato, embora ainda existam preocupações sobre potenciais conflitos de interesse.

A DTTM Operations — a entidade que gere as marcas registadas do presidente Trump — entrou com pedidos para usar o seu nome e o termo “T1” para serviços relacionados a telecomunicações. Os pedidos, enviados na passada quinta-feira ao Escritório de Patentes e Marcas dos EUA, abrangem telemóveis, acessórios como capas e carregadores, serviços telefónicos sem fio e possivelmente até lojas de retalho.

A indústria de smartphones nos Estados Unidos está entre as mais saturadas e competitivas do mundo, com as principais empresas globais Apple e Samsung a dominar o mercado. Mais de 60 milhões de smartphones são comprados anualmente por consumidores americanos, mas quase todos esses dispositivos são fabricados no exterior — principalmente na China, Coreia do Sul e, cada vez mais, na Índia e no Vietname.

Apesar da força das marcas de tecnologia sediadas nos EUA, não há uma infraestrutura nacional significativa de produção de smartphones, em grande parte devido aos altos custos de mão de obra, à complexidade da cadeia de abastecimentos e à dependência de componentes no exterior.

O mercado de rede móvel dos EUA é dominado por três operadoras nacionais: Verizon, AT&T e T-Mobile, que juntas controlam mais de 95% do mercado móvel. Essas empresas operam infraestruturas enormes e de capital intensivo e oferecem serviços combinados para dezenas de milhões de assinantes.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.