Trump com mais poder? Maioria dos seus eleitores rejeita hipótese e quer reação do Congresso dos EUA, revela sondagem

Maioria dos americanos, incluindo os eleitores republicanos, quer que os tribunais e os congressistas republicanos rejeitem Donald Trump quando for necessário, indicou esta segunda-feira uma sondagem da ‘CBS News/YouGov’

Francisco Laranjeira
Março 31, 2025
12:41

A maioria dos americanos, incluindo os eleitores republicanos, quer que os tribunais e os congressistas republicanos rejeitem Donald Trump quando for necessário, indicou esta segunda-feira uma sondagem da ‘CBS News/YouGov’: em grande parte, os americanos não querem que o presidente procure mais poder sobre o Governo, ainda que a maioria dos eleitores republicanos apoie as suas medidas políticas.

Segundo a sondagem, 32% dos republicanos querem que Trump tenha mais poder do que já tem, enquanto 13% acham que o seu poder deveria ser mais limitado e 55% acham que tem a “quantidade certa” de poder. Já 63% dos republicanos acreditam que os congressistas republicanos devem rejeitar as políticas de Trump quando discordam, enquanto apenas 37% querem que os republicanos do Congresso apoiem o que Trump quiser.

Uma maioria mais pequena de republicanos também apoia o poder dos juízes para rever as políticas de Trump, com 56% a apoiar a revisão judicial da agenda do presidente, enquanto 44% acreditam que o poder judicial não deve ter supervisão sobre as políticas de Trump.

Os republicanos, em geral, não querem que o bilionário Elon Musk e o seu Departamento de Eficiência Governamental tenham mais poder sobre as decisões de pessoal federal, com apenas 16% a dizer que o DOGE não tem poder suficiente sobre se os funcionários federais devem ser despedidos, contra 23% que dizem que o DOGE tem demasiado poder e 61% que dizem que o seu nível de poder é apenas suficiente.

Embora a maioria não queira que Trump tenha poder irrestrito, os republicanos apoiam amplamente as políticas que está a implementar, com 88% a aprovar a sua gestão da economia, 92% a apoiar a sua agenda de imigração, 89% a apoiar a sua gestão do conflito Ucrânia-Rússia e 64% a aprovar a iniciativa do seu Governo para adquirir a Gronelândia.

91%. Esta é a fatia dos republicanos que aprovam o trabalho de Trump como presidente, em comparação com 50% dos eleitores em geral. Os democratas desaprovaram Trump por uma esmagadora maioria de 88%, enquanto os independentes opõem-se de forma mais restrita, com 43% a aprovarem o seu trabalho como presidente e 57% a desaprovarem.

A sondagem da ‘CBS News’ perguntou aos republicanos o que pensavam dos altos funcionários de Trump usarem o Signal para discutir planos militares: uma maioria de 60% dos republicanos disse que a administração Trump discutir operações no Signal com um jornalista presente é um assunto “sério”, e uma maioria de 56% acha que não é apropriado usar o Signal para discutir planos militares.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.