Toyota deixa de liderar ranking de lealdade dos clientes em 2023: Tesla é a marca dominadora
A Toyota já não conta na tabela das principais marcas automóveis quando o assunto é a fidelidade dos consumidores: de acordo com o estudo ‘S&P Global Mobility’, efetuado nos Estados Unidos, a marca japonesa caiu para o sétimo posto da tabela durante os primeiros quatro meses do ano, revelou esta quinta-feira a ‘Automotive News’.
Durante anos, a Toyota partilhava a liderança com a Ford e a Chevrolet, segundo explicou o analista Tom Libby, mas na última edição do ranking deu um ‘tombo’ – a explicação está no número elevado de clientes que ‘migraram’ para a Tesla: a percentagem destes clientes aumentou 2,1 pontos percentuais, para 5% ano a ano.
Entre os principais nomes de marcas automóveis nos Estados Unidos, a Ford registou 59,5% de fidelidade à marca até abril, seguida pela Chevrolet com 57,1% e pela Subaru, Nissan, Kia e Hyundai. A Toyota registou ‘apenas’ 52,3% de fidelidade à marca, 5,7 pontos percentuais abaixo do mesmo período do ano passado.
“Obviamente teremos de observar os resultados daqui para a frente, mas apenas nesses primeiros quatro meses, a Toyota é uma deceção”, referiu Libby.
Na categoria das marcas de luxo, a Tesla liderou o ranking uma vez mais, com 68% – 18,8 pontos percentuais acima da BMW (em 2º lugar) e 1,1 pontos percentuais acima do ano anterior. Na verdade, a marca de Elon Musk foi mesmo a única nesta categoria do estudo com uma lealdade acima dos 50%, seguida pela Mercedes-Benz, Lexus e Cadillac, com a BMW a fechar o ranking.
Nos Estados Unidos, a Tesla é mesmo a única marca que mantém mais clientes do que perde, apontou Libby, o que é algo surpreendente: a marca de veículos elétricos, com sede em Austin, não lança um veículo novo desde 2020, quando começaram as entradas do Model Y.