Tosse convulsa: Número de casos em Portugal sobe para 299. Quase um terço necessitou de internamento
Até 5 de maio, Portugal registou 229 casos de tosse convulsa, conforme revelado num documento partilhado com profissionais de saúde durante a reunião do Centro de Emergências em Saúde Pública (CESP)/DGS. Dos casos diagnosticados até então, 64 resultaram em internamento (28%), com 83% desses pacientes a corresponderem a crianças.
Os casos foram dispersos geograficamente, com 36% na zona Centro, 35% no Norte e 19% em Lisboa e Vale do Tejo. Apenas em 14% dos diagnósticos foi possível estabelecer uma ligação a um caso provável, indicando que a maioria dos casos foi esporádica.
O documento, citado pela CNN Portugal, destaca que 22% dos casos diagnosticados envolvem menores sem evidência de vacinação ou com esquema vacinal incompleto, havendo também oito casos em bebés com menos de dois meses.
Abril registou o maior número de casos confirmados, com 76, seguido por março com 74, fevereiro com 52 e janeiro com 26. Nos primeiros cinco dias de maio, apenas um caso foi confirmado.
A tosse convulsa, também conhecida como pertússis, é uma infeção respiratória causada pela bactéria Bordetella pertussis. O aumento do número de casos na Europa é uma tendência esperada devido à natureza cíclica da doença, que causa picos de infeção a cada três a cinco anos.