Tesla cobra para desbloquear autonomia que o carro já possui: até mais 80 km… se decidir abrir os cordões à bolsa
Uma atualização remota do Tesla Model Y pode desbloquear até 80 quilómetros de autonomia adicional… isto se abrir os cordões à bolsa.
Goste-se ou não, a verdade é que a marca de Elon Musk abalou a indústria automóvel: mais do que o carro elétrico, no qual a marca californiana assumiu inicialmente a liderança, é também na utilização do seu carro onde evoluiu: introduzindo, nomeadamente, o princípio de utilização remota (OTA), ou seja, atualizações que permitem ao veículo evoluir ao longo do tempo, adquirindo novas funções.
Mas agora, a Tesla está a ‘oferecer’ o que se chama de “Energy Boost”, que consiste em desbloquear mais autonomia para o seu carro: com um simples click no ecrã e pode ganhar até 80 km a mais.
Elon Musk já tinha mencionado esta opção há alguns meses, que obviamente não é oferecida gratuitamente, mas sim paga. De momento, há duas escolhas possíveis: ou mais 30 milhas, ou 48 km, por 1.000 dólares (920 euros à taxa de câmbio atual), ou 50 milhas ou 80 km por 1.600 dólares, ou 1.500 euros. O que varia entre 18 e 20 euros por quilómetro adicional.
Mas atenção, esta possibilidade não se aplica a todos os modelos ou a todas as versões de um modelo. Nem mesmo todos os países! No momento, esta possibilidade só é oferecida nos Estados Unidos e no Tesla Model Y Propulsion. Segundo o site ‘Notateslaapp’, o mesmo modelo mas vendido no Canadá, por vir da fábrica chinesa e não da americana, não poderia receber tal atualização, devido a uma bateria com química diferente.
Pague por equipamentos já adquiridos
Embora poder melhorar o seu carro remotamente, via Wi-Fi, possa parecer particularmente agradável, também pode ser perturbador na medida em que terá de pagar por algo que já possui. Porque isso significa que o carro basicamente tem uma bateria que foi restringida eletronicamente. Mas a capacidade total da bateria já estava lá. Então, por que não oferecer isso desde o início?
Esta não é a primeira vez que a Tesla desbloqueia funções já existentes – todos se lembrarão quando era preciso pagar pela opção de destravar os bancos traseiros aquecidos… mesmo que o sistema de aquecimento já estivesse lá. Este já não é o caso do fabricante americano, mas agora é o caso, por exemplo, da BMW.
Mais recentemente, a Tesla desbloqueou a iluminação matricial adaptativa das suas luzes Matrix LED, que já estavam instaladas nos carros, mas funcionavam de forma convencional. Mas desta vez através de uma simples atualização gratuita.