A tempestade ‘Ciarán’ atingiu a Europa Ocidental esta quinta-feira, provocando a morte a pelo menos seis pessoas, assim como o fecho de escolas, aeroportos e serviços ferroviários.
Em França, um motorista de um camião faleceu quando se abateu sobre ele uma árvore, tendo sido relatada uma segunda morte em Le Havre, de acordo com as autoridades locais.
A queda de árvores causou igualmente a morte de uma mulher em Madrid, e de outra no sul dos Países Baixos, relatou a agência ‘Reuters’.
Na cidade belga de Ghent, duas pessoas morreram – uma cidadã alemã de apenas 5 anos e uma alemã de 64 anos que estavam em visita ao país – devido à queda de ramos.
A tempestade provocou também o caos um pouco por toda a Europa: em França, 1,2 milhões de famílias ficaram sem eletricidade. As autoridades em Finistere, na Bretanha (França), instaram as pessoas a ficarem em casa e evitarem ventos que atingiram 207 km/h e ondas de 20 metros ao largo da costa.
A tempestade ‘Ciarán’, que se seguiu à ‘Babet’ há duas semanas, foi impulsionada por uma poderosa corrente de jato do Atlântico, o que fez desencadear fortes chuvas e ventos furiosos que já causaram fortes inundações na Irlanda do Norte e em partes da Grã-Bretanha.
Segundo o ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, além da morte do condutor do camião há a registar ferimentos em mais 15 pessoas, incluindo sete bombeiros – uma pessoa ficou gravemente ferida em Roubaix, no norte de França. Cerca de 1.300 pessoas tiveram de ser realocadas para acampamentos ou abrigos, tendo sido evacuadas várias casas em Brest após a queda de um guindaste.
A tempestade em França dá sinais de abrandamento, com o serviço meteorológico ‘Meteo France’ a reduzir o alerta para ventos fortes de vermelho para laranja.
Na Grã-Bretanha, as Ilhas do Canal foram uma das áreas mais atingidas: a ‘BBC’ reportou janelas destruídas e um telhado arrancado numa residência em Jersey, forçando várias famílias a mudarem-se para hotéis próximos.
A companhia aérea dos Países Baixos, a KLM cancelou centenas de voos de e para Amesterdão: já os comboios internacionais da capital holandesa para Paris também foram cancelados, assim como as rotas marítimas no sudoeste do país. Em Espanha, a operadora aeroportuária AENA sublinhou que foram cancelados 42 voos.
O “comboio” de depressões continua a todo o vapor 🌀!#Ciarán causou hoje múltiplos danos em vários países da Europa 🇵🇹🇪🇸🇫🇷🇬🇧. Condicionará o tempo em Portugal também na sexta-feira ⚠️.
Depressão #Domingos chega no sábado com mais chuva, vento forte e agitação marítima ☔💨🌊. pic.twitter.com/ZWnonALnp2— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) November 2, 2023
#Ciaran a eu raison de mon pauvre hangar… pic.twitter.com/BHO716HMXx
— Rom (@Sang2Pirate) November 2, 2023
🌊Olas llegando a la carretera del dique del Oeste, #Palma. #Ciaran #BorrascaCiarán pic.twitter.com/yihLcx48DO
— Duncan Wingen (@DuncanWingen) November 2, 2023
Nombreux dégâts à #Brest. Grosse pensée aux sinistrés 🙏
📹 Kevin Guichard#TempeteCiaran #StormCiaran #Ciaran pic.twitter.com/tM8pa2o1rv
— Actus Meteo (@actus_meteo) November 2, 2023
It’s a wild cycling day today!#StormCiaran #Ciaran pic.twitter.com/mDDsiPlsl0
— De Filmende Fietser (@FilmendeFietser) November 2, 2023
🌪️ #Fécamp aujourd’hui #TempeteCiaran #Ciaran. pic.twitter.com/uNdb1cyPmV
— Thibault.Penet (@_Penet_Thibault) November 2, 2023
Dégâts de la #TempeteCiaran chez nous, tuiles et ardoises envolées, des vents de plus de 130 km/h notre serre détruite & notre Noyer centenaire déraciné 😳 #Ciaran #Morbihan pic.twitter.com/r3inqVPpVp
— Gabrielle Lore (@Gabrielleklore) November 2, 2023














