As moedas de um cêntimo são frequentemente menosprezadas, consideradas o primo pobre das moedas de euros, e por isso muitas pessoas tendem em descartá-los devido ao seu pequeno valor. No entanto, esses humildes cêntimos podem esconder um tesouro em potencial.
Há uma moeda de um cêntimo de euro que pode estar no seu bolso e pela qual foram pagos até 6.000 euros, revela o ‘El Español’.
Se viajou para Itália, pode ter trazido um tesouro no bolso e não sabe. Trata-se de uma moeda de um cêntimo que tem um erro na imagem impressa numa das faces da moeda. Em vez de mostrar o Castel del Monte, localizado em Puglia, como é comum na maioria das moedas italianas de um cêntimo, foi incluída a imagem da Mole Antonelliana de Turim.
Este erro ocorreu em 2002, justamente quando o euro entrou em circulação. As moedas com esta anomalia foram retiradas de circulação assim que o erro foi descoberto, mas nem todas puderam ser recuperadas a tempo.
Estima-se que ainda existam mais de uma centena destas moedas italianas de um cêntimo em circulação. Quando colocados à venda em leilão, atingiram preços que podem ir até aos 6.000 euros.
O que pode parecer insignificante à primeira vista, como uma simples moeda de um cêntimo, pode, na verdade, ocultar um valor surpreendente.
NOTA: Esta peça é meramente informativa e não dispensa a consulta de um especialista em numismática.














