Semana arranca com chuva, vento e neve mas termina com sol: saiba como vai estar o tempo em Portugal
Desde domingo que Portugal continental está sob os efeitos adversos de uma nova frente, sobretudo do noroeste do território português. Porém, a partir da madrugada desta segunda-feira, esta intensificar-se-á, podendo abranger toda a região Norte e Centro com períodos de chuva forte, chegando ao sul do país de forma mais moderada.
“Na noite de domingo para segunda estamos à espera de um episódio de precipitação e vento bastante mais intenso. A situação meteorológica é bastante complexa e vai ser necessário acompanhar avisos meteorológicos pelo menos até terça-feira”, alerta o IPMA.
É esperado ainda que nas últimas horas do dia, com a diminuição da temperatura, haja ocorrência de neve nas cotas mais elevadas das zonas montanhosas do Norte e Centro, onde a mesma poderá acumular, devido à permanência das temperaturas próximas dos zero graus.
Já na quinta-feira prevê-se uma mudança, e, provavelmente, tempo geralmente seco. No fim-de-semana de 1-2 de fevereiro, é altamente provável que esteja seco e estável – com progressiva subida das temperaturas.
E como vão estar as temperaturas nas principais cidades nacionais?
Lisboa – entre 9 e 17 graus
Porto – entre 8 e 16 graus
Viana do Castelo – entre 7 e 16 graus
Braga – entre 6 e 17 graus
Bragança – entre 2 e 12 graus
Vila Real – entre 3 e 14 graus
Aveiro – entre 9 e 16 graus
Viseu – entre 1 e 13 graus
Guarda – entre 0 e 11 graus
Castelo Branco – entre 5 e 15 graus
Coimbra – entre 6 e 16 graus
Leiria – entre 7 e 18 graus
Portalegre – entre 4 e 13 graus
Santarém – entre 8 e 18 graus
Setúbal – entre 8 e 19 graus
Évora – entre 5 e 16 graus
Beja – entre 6 e 16 graus
Faro – entre 7 e 19 graus
Ponta Delgada – entre 13 e 18 graus
Funchal – entre 14 e 23 graus.
Medidas a tomar
Numa nota, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) recomendou medidas de precaução, principalmente à comunidade piscatória e da náutica de recreio, e desaconselhou à população em geral atividades na orla marinha ou atividades junto à costa.
Segundo a AMN, a agitação marítima será caracterizada por uma ondulação do quadrante noroeste, “com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 14 metros, com um período médio a variar entre os 13 e os 16 segundos”.
Por isso, tome atenção:
– Manutenção preventiva: garantir a desobstrução de sistemas de escoamento de águas e fixar estruturas móveis, como andaimes e placards.
– Segurança rodoviária: reduzir a velocidade e evitar vias com acumulação de neve, bem como equipar veículos com correntes de neve e verificar o estado dos pneus.
– Evitar zonas de risco: restringir circulação em áreas ribeirinhas e costeiras e não atravessar zonas inundadas
– Planeamento: preparar alimentos, medicamentos e combustível para situações de emergência e garantir a segurança de animais e equipamentos em áreas inundáveis.
– Atenção à informação oficial: acompanhar atualizações meteorológicas e avisos da Proteção Civil.