Santos Silva está mesmo fora da AR. Socialista perdeu mandato pelo círculo fora da Europa para o Chega

Os piores receios dos socialistas vieram a confirmar-se: Augusto Santos Silva não conseguiu ser reeleito deputado pelo círculo Fora da Europa, sendo que perdeu o lugar para o Chega.

Segundo indicam os dados provisórios dos votos dos emigrantes no círculo Fora da Europa, avançados pelo Público, a AD ficou em primeiro lugar, elegendo o antigo secretário de Estado das Comunidades José Cesário. Já o Chega, ficou à frente do PS e, assim, ‘rouba’ o lugar no Parlamento a Santos Silva, conseguindo eleger o cabeça de lista do partido de Ventura a este círculo, Manuel Alves.

Os votos dos emigrantes ainda estão a ser contados, mas já está verificada a tendência anteriormente verificada de que o Chega conseguiria eleger dois dos 4 deputados dos circulos da emigração, cabendo ao PS e PSD os restantes dois (um para cada um).

Esta quarta-feira, e quando faltavam contar pouco mais de 50 mil dos 300 mil votos que chegaram a Lisboa, confirmou-se também que, no círculo da Europa, o Chega ficou em primeiro lugar, conseguindo conquistar mais um lugar ao PS: Nathalie Oliveira, luso-francesa, não conseguiu se reeleita. Com os socialistas em segundo lugar, conseguiram eleger como deputado Paulo Pisco.

Recorde-se que Santos Silva foi o Presidente da Assembleia da República na presente legislatura, e é a primeira vez que alguém que ocupa o cargo (e que é a segunda figura mais importante na hierarquia do Estado português) não é reeleito como deputado.

Este revés, quando Santos Silva já tinha dito que gostava de completar a sua função como presidente da AR (que acabou interrompida com a demissão do Governo, impulsionada pela Operação Influencer), significa também que as suas aspirações de uma eventual candidatura à Presidência da República ficam em ‘xeque’.

Ler Mais





Comentários
Loading...