O Banco Santander deu mais um passo na sua transformação ao migrar o negócio de Corporate & Investment Banking (Santander CIB) para a nova plataforma de banca digital do banco, a Gravity.
O Santander CIB, que apoia clientes empresariais e institucionais, utilizou a plataforma Gravity para migrar para o Google Cloud, onde gere mais de um milhão de operações contabilísticas e meio milhão de operações de tesouraria por dia.
O banco anunciou que já migrou com sucesso todos os clientes comerciais no Reino Unido e os negócios de consumo no Chile, sem qualquer interrupção do serviço.
Esta transformação está a permitir um acesso mais fácil e rápido aos dados, mais simplicidade e menor tempo de colocação no mercado, além de ajudar o banco a melhorar significativamente a experiência do cliente, os produtos e os serviços.
O software Gravity permite que o Santander seja implementado em nuvens privadas e públicas, e o banco tem como objetivo migrar a grande maioria do seu core banking em todo o mundo para a plataforma até ao final de 2024, principalmente na sua nuvem privada.
O Santander é o primeiro grande banco do mundo com software interno que digitaliza o core banking, a parte mais crítica da infraestrutura de TI de um banco.
“A inovação está no centro da nossa transformação, ajudando-nos a servir melhor os clientes, ao mesmo tempo que proporcionamos crescimento rentável e criação de valor. A plataforma bancária Gravity e outros exemplos do grupo são a prova disso. A migração do Santander CIB para a nuvem é um novo marco na transformação do grupo para um modelo mais simples e integrado, contribuindo para uma maior rentabilidade”, refere Dirk Marzluf, diretor operacional e de tecnologia do Banco Santander.
O Santander foi eleito o banco mais inovador do mundo pelo The Banker, do Financial Times, com destaque para a implementação bem sucedida do Gravity pelo banco, que é um “projecto enorme e ambicioso”.














