Em Portugal, o salário real por hora trabalhada no alojamento e restauração é inferior ao do total da economia e tem diminuído ao longo do tempo.
De acordo com um estudo de Sónia Cabral, Cláudia Duarte e José R. Maria, do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal, no final de 2022, um trabalhador nas atividades de alojamento e restauração recebia um salário de 8,4 euros por hora em Portugal, em termos reais, o que compara com 11,5 euros no total da economia.
Na Zona Euro observa-se algo semelhante, embora com salários mais elevados, com 14,5 euros nas atividades de alojamento e restauração e 24,7 euros no total da economia.
Para além disso, a análise mostra que os salários reais por hora trabalhada nas atividades de alojamento e restauração têm vindo a diminuir ao longo do tempo, o que contrasta com o crescimento observado para o total da economia. Entre 1995 e 2022, a variação média anual situou-se em -0,5% em Portugal e -0,8% na área do euro.
“O nível e a evolução dos salários reais em Portugal e na Zona Euro estão em linha com o observado na produtividade aparente do trabalho, medida como o valor acrescentado bruto por hora trabalhada”, esclarecem.





